Equilíbrios difíceis em semana de Lua Nova…

..em que Mercúrio também entra retrógrado… Sim, é mais uma semana de tensão que tem, no entanto, apesar dos aspectos de fundo difíceis, outros que nos vão permitir navegar as circunstâncias limites.

O Sol em Balança, a nossa energia vital que neste período do ano procura parcerias, harmonia, justiça, está toda a semana -incluindo na Lua Nova de sexta feira -em quadratura a Júpiter, Plutão e Saturno em Capricórnio. Ou seja, há forças maiores, limites, regras, bloqueios que nos impedem individual e colectivamente de viver os acordos amorosos, económicos ou políticos e o sucesso negocial tal qual o projectamos no detalhe, com Vénus regente da Balança, em trânsito em Virgem. É assim de um Sol “maltratado” que vamos ter de cuidar toda a semana, oposto a Marte retrógrado em Carneiro e em confronto com Plutão e Saturno no que se vai traduzir num necessário ajustamento de objectivos na Lua Nova de sexta-feira.

Assim, todos os dias da semana até à Lua Nova trazem-nos a possibilidade de redefinir o que consideramos essencial e supérfluo, eliminando o necessário para que seja possível estabelecer novas bases de acordos, semear a paz e a concertação entre partes, do casamento ao orçamento de Estado.. . É óbvio, com os aspectos da Lua Nova aos planetas lentos e a Marte, que nada será fácil e que vamos sentir os custos envolvidos em chegar a acordo mas esse re-equilibrio tem de ser negociado e depende em muito da revisão da lógica de poder incutida pela retrogradação de Mercúrio em Escorpião a partir de dia 14- quarta feira até ao dia 4 de Novembro.

Durante esta retrogradação, Mercúrio sai de Escorpião e recua ao signo da Balança o que implica que a revisão da lógica de poder – ou da forma como comunicamos o que pretendemos nas áreas do que partilhamos física, material, financeira ou politicamente- , tem de ir mais fundo, até à lógica do que nos une ou procuramos como espelho no outro, na relação entre o que damos e o que recebemos. A 4 de Novembro, Mercúrio entra directo. Regressa a Escorpião no dia 11 mas só chega ao grau em que está, nesta semana em que começa a retrogradação, os 11 graus de Escorpião, a 20 de Novembro quando o Sol entrar em Sagitário e Vénus em Escorpião- esta aqui para nos levar então passionalmente a defender o que garantimos como adquirido, desde agora até lá.

Mercúrio retrógrado tem má fama. Associamo-lo a atrasos, complicações, etc, mais ainda quando, como agora, é regido por Marte e Plutão aos quais faz respectivamente oposição e quadratura no princípio e no fim da retrogradação. Isto vai obrigar-nos a encarar os padrões de entendimento ou lógica com que inconscientemente procuramos controlar situações e bens partilhados mas que já não vamos poder continuar a usar- porque os tempos pedem essa depuração…Em vez de frustração e zanga face aos muros que se erguem se não mudarmos, é mais aconselhado flexibilidade e desintoxicação dos velhos padrões, da velha conversa. O toque nesse sentido já foi dado por volta de 8 de Outubro quando Mercúrio fez oposição a Urano em Touro e percebemos intuitivamente que há que adoptar novos valores e soluções para os velhos problemas de controlo.

Na terça e na quarta feira, a Lua em Virgem faz conjunção a Vénus e bons aspectos a Júpiter e Plutão em Capricórnio. São os dias ideais para analisarmos os detalhes necessários a poder formar um juízo e definir uma orientação para estabelecer novas bases de acordos quando a Lua se unir ao Sol na LuaNova de balança na sexta feira dia 16.

A certeza de que é mesmo para novas bases de entendimento que temos de nos orientar é dada pelo trígono do Sol e LuaNova ao Nódulo Norte em Gémeos e sextil ao Nódulo Sul. Esse entendimento é o de que no fundo há sempre duas leituras possíveis e quaisquer acordos exigem respeito mutuo pelas diferenças das partes. São recados de tolerância e responsabilidade colectiva que os ceús nos trazem esta semana, apesar do potencial de violência das mensagens…

Tela de Paul Klee

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: