Energia para a Semana 18-25/04/21- “O LOUCO” (0) É MODERADO PELA “FORÇA / ENTUSIASMO” (VIII – XI)

Por Clara Days:

Palavras-chave: motivação com potencial; risco controlado; auto-domínio confiante.

Se fosse só o Louco, partiríamos à aventura sem qualquer reserva ou receio, prontos para começar o que quer que fosse. Mas ele não vem só e a Força traz-lhe aquela dose de controle necessária para que a reacção instintiva não estrague ou ponha em risco um propósito justo.

O personagem (Louco) precisa de moderar a sua atitude… mas terá igualmente Entusiasmo, o que é sempre uma fonte de motivação para avançar. Da combinação destas duas cartas vem-me uma energia de iniciativa, de confiança em mim. Não apenas a confiança cega do Louco, que nada tem a perder e recebe tudo como uma promessa de coisas boas, mas também a da maturidade que me faz saber o quanto a razão do instinto precisa de ser exprimida dentro de limites que a contenham e disciplinem. O somatório? Sou o Louco espontâneo e atrevido, mas já numa fase de vida em que ajo de acordo com o que é socialmente aceitável, ao lidar com as minhas reacções primárias perante o que vai acontecendo.

Tirará isto ao Louco a sua autenticidade? Não me parece. O Louco sozinho, em tempos como os de hoje, navegará territórios de perigo sem medir os riscos e isso não será inocência, mas irresponsabilidade. Queiramos ou não, somos crescidos e não nos podemos dar ao luxo de ignorar que tudo o que está acontecendo afecta a liberdade de cada um, com uma razão forte e por uma causa maior, de protecção individual e colectiva. Mas talvez não haja, entre os Arcanos Maiores do Tarot, muitas outras cartas que dêem ao Louco margem de manobra para expandir a sua energia de total disponibilidade, como esta da Força, que é também Entusiasmo ou paixão.

Quando pensamos nos restantes Arcanos como o percurso de uma viagem, a jornada do Louco passa por cada uma das 21 restantes “estações” como um percurso de aprendizagem e crescimento; a passagem do nosso protagonista pela Força corresponde ao reconhecimento amoroso de si próprio, uma consciência da energia poderosa que vem duma sintonia entre instinto e razão, juntos na definição do modo de estar e agir. Se atentarmos nas atribuições astrológicas destas cartas (que numerologicamente são poderosas, o Zero como potencial absoluto e o 11 como número-mestre), temos que o Louco se referencia ao elemento Ar ou ao planeta Urano, e a Força / Entusiasmo ao signo de Leão, fixo de fogo, regido pelo Sol. Grosseiramente, diríamos então que a combinação de cartas para esta semana corresponde a Urano em Leão, com Ar em circulação… O planeta do altruísmo surge então no signo da afirmação pessoal, atribuindo generosidade plena aos gestos de expansão e poder, enquanto o ar circulante favorece os contactos e a comunicação. Esta imagem é, certamente, positiva e afirmativa.

Preparemo-nos então para dias onde será possível iniciar caminhadas que nos são ditadas de dentro, tendo como bússola a esperança e como limite o respeito social. Trabalhemos a confiança que devemos ter em nós próprios.

Imagem Nicole Caggiano Art Tarot Deck, 2012

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: