Energias para a Semana 3-10/10/21: O MAGO I E A TEMPERANÇA / ARTE XIV

Por Clara Days:

Ideias-chave: Criatividade que combina; em acção, com moderação; ponderação na materialização das ideiasSeria a altura ideal para concretizar sonhos, para manifestar no real as ideias, para passar da teoria à prática e assim comprovar a validade dos nossos propósitos. Mas nada poderemos fazer sem conciliação, sem compromisso. A energia primordial criativa do Mago está condicionada, balizada, domesticada pela maturidade da Temperança, que pede uma permanente ponderação e nos desafia a criar, sim, mas combinando o que possa parecer inconciliável, numa síntese em que a soma das partes não seja apenas a sua justaposição, mas algo novo e diferente.

Na verdade, temos nestes dias um trânsito de Mercúrio em Balança, mas retrógrado. Os céus e as cartas alinham-se para nos dar a mensagem: toda a acção e toda a comunicação estão condicionadas. Há que avaliar, comparar, trabalhar mais no campo das hipóteses, usar o lado intelectual do Mago e ajustar a sua intervenção ao modo mais relacional da Temperança, que relativiza, que quer combinar. Se o Mago quer fazer nascer do nada, a Temperança desafia-se a criar a partir do difícil, que é o que se contradiz ou contrapõe.Podem estes dois sabotar-se um ao outro? Na verdade, podem. A Temperança pode fazer o impulsivo Mago perder a paciência e desistir, o Mago pode atropelar as regras no tabuleiro de moderação em que se joga a acção da Temperança. Mas podem também ajudar-se, dando o Mago à Temperança o desejo de arriscar, trazendo a Temperança ao Mago um espírito mais conciliador.

Tudo se passa entre o que sonhamos e desejamos e a nossa capacidade de trazer para o concreto esses sonhos e desejos. Temos o saber e talvez mesmo o poder, mas é preciso equacionar e tentar integrar as dificuldades de vária ordem no processo criativo. O maior trunfo do Mago é a sua capacidade de improviso, de encontrar as ferramentas ao seu redor, no que é banal. O da Temperança é a capacidade de combinar opostos, em sublimes misturas. Será que com a aliança de ambos ficaremos mais aptos a intervir, nesta semana? Vale a pena tentar…

Imagem : Seventh Sphere Tarot, de Tina Gong, 2020

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: