Energias para a Semana 14-21/11/21: A TEMPERANÇA / ARTE X E O JULGAMENTO / EÃO XX

Por Clara Days:

Ideias-chave: absolvição equilibrada; transformação para renovar; combinação criativa para abrir nova etapa.

Enquanto a Lua Cheia se prepara para vir, no dia 19, trazendo com ela um eclipse, as cartas propõem-nos uma semana de revisão, recombinação e reparação. Há uma necessidade de olhar para trás que pede equilíbrio e absolvição, e que também traz dentro de si a semente de uma possível transformação.

Vamos por partes:A Temperança tem saído aqui, desde há longos meses, como a carta mais recorrente, sinal de um tempo em que lidamos com circunstâncias novas, sobre as quais precisamos de aprender a intervir com criatividade, juntando elementos potencialmente contraditórios numa união que possa ser transformadora, para que surjam novas soluções, novas realidades. Quando a definimos como a Arte, falamos do processo alquímico de dissolver e combinar substâncias comuns, visando criar uma substância mais nobre, mais elevada no valor e no simbolismo. Esta presença recorrente dá-nos como que um cenário sobre o qual se vai desenrolando um enredo, representado pelos diferentes Arcanos Maiores que têm vindo acompanhar o Arcano 14. Desta vez, é o Julgamento, Arcano 20, também designado como Eão. Ora, se tomarmos o significado mais tradicional desta segunda carta, somos quase inevitavelmente remetidos para a ideia de Juízo Final da tradição judaico-cristã, quando os mortos se levantam dos seus túmulos para prestar contas e procurar a absolvição definitiva. Representa, nesta acepção, uma ideia de retrospectiva reparadora, um olhar para o passado para retirar lições, recebendo o castigo ou remediando o que for preciso, para preparar um futuro de vida eterna.

Quando falamos de Eão, usamos um termo que representa, no gnosticismo, a inteligência eterna emanada da Divindade Sagrada. É um grande espaço de tempo, símbolo das transformações inerentes a uma mudança de etapa, uma mudança de era. O Eão anuncia um Novo Mundo a que podemos aceder, através de um caminho de acesso governado pelo elemento Fogo, transformador e purificador. Pede, pois, um processo interno de regeneração, a que, desta vez, a alquimia da Arte pode dar uma ajuda preciosa.Vindo juntos, Arte e Eão emprestam-nos ferramentas com as quais podemos renovar o nosso caminho, sabendo olhar para trás e para a frente com uma intenção transformadora, em que as falhas do passado possam ser regeneradas e recombinadas, para assegurar um melhor futuro.

Tudo nos convida a usar estes dias com abertura, criatividade e disponibilidade para a mudança, que terá de começar por dentro e pode ser bem ambiciosa. O segredo de um melhor futuro está escrito no passado, é preciso ir lá lê-lo e desenhar-lhe um novo trilho.

Imagem: 5 Cent Tarot, de Madam Clara, 2019

Clara Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: