Com Sol, Mercúrio e Vénus em Escorpião nada consegue ser tratado com ligeireza. A nossa energia vital, capacidade de comunicação e afectos podem revolver-nos as entranhas ou colocar-nos perante situações em que somos forçados a ir ao fundo de nós mesmos para as poder enfrentar. O objectivo é sempre o de eliminarmos atitudes, circunstâncias, envolvimentos que não nos servem mais. Há que regenerar, renovar e acima de tudo não repetir o erro de ficarmos agarrado aos nossos condicionamentos compulsivos e respostas automáticas baseadas na insegurança da partilha. No fundo é a natureza passional do desejo de controlo que as energias de Escorpião estimulam, exactamente para serem transformadas.
No entanto, tal tarefa, hoje, não é fácil de executar já que a Lua em Virgem até meio da tarde nos impele a estar tão concentrados no detalhe que temos tendência a não perceber que tudo se insere num quadro geral maior em que os interesses comuns têm de ser tomados em linha de conta. E logo que a Lua passa para Balança, onde a sensibilidade seria maior à justiça e equilibrio das relações, uma oposição a Urano e um quadrado a Plutão ao fim do dia, podem perturbar fortemente as tentativas de regeneração compensadas.
De facto, a oposição da Lua em Balança a Urano em Carneiro provoca instabilidade emocional, comportamentos erráticos e separações bruscas de situações familiares. E a quadratura a Plutão que se lhe segue cataliza a erupção de questões e reações que, ao nível mais fundo, nos perturbam e minam a segurança e a tranquilidade nas relações.
O pano de fundo no entanto dá alguma esperança que tanta agitação e sofrimento emocional acabem por dar lugar a uma mudança proveitosa na forma como valorizamos o que temos e em que acreditamos face à inevitabilidade da mudança das regras e das estruturas. O lento trânsito de Jupiter em trígono a Plutão é a chave da sustentabilidade da transformação dos nossos afectos, riqueza e modo de vida e esta semana atinge um grau exacto que pode ser benéfico.
Nos ceus da Zona Euro, este trígono de Jupiter em Touro a Plutão em Capricórnio corresponde exactamente pelos signos que ocupa e pelo tempo de exposição a procura de uma solução para a crise da moeda comum que passa por uma mudança das regras de financiamento das dívidas públicas, e recapitalização das bancas, provavelmente quando Jupiter entrar directo em meados de Dezembro. O aspecto está exacto esta semana, quarta, quinta e sexta feira, sendo que quarta feira há uma Lua Nova em Escorpião o que permite antecipar para esta data iniciativas que abram um novo ciclo de estancamento da crise. Até lá, a passagem hoje da Lua de Virgem para Balança e os aspectos a Urano e Plutão colocam o enfase da acção politica e da atenção da opinião pública nos esforços diplomáticos para esse consenso e indicam surpresas e tensões nesse diálogo entre os parceiros.
No horóscopo do Governo de Pedro Passos Coelho, a tarde traz possibilidades de choque e rupturas nas áreas da Energia e do Trabalho assim como em assuntos relacionados com as dívidas dos Transportes e das autarquias.

Deixe um comentário