Progressões

Podemos progredir o horóscopo a partir do Ascendente- profecção anual , a partir do Sol- progressões secundárias em que um grau por dia é igual a um ano de vida, ou progressões terciárias -a partir da Lua em que cada dia de vida corresponde a um ciclo lunar. Todas permitem ver a evolução e o ponto da vida em que nos encontramos.

Profecção ou progressão anual- helénica

São progressões feitas a partir do Ascendente. Trata-se da mudança do signo activo em cada ano, a partir do signo do Ascendente. Cada signo representa um ano a partir do segundo signo do horóscopo. A casa onde ficar o ano de idade em que se está representa a área de vida mais dinamizada nesse ano- ver também que planetas lá estão fatalmente ou transitam. O regente dessa casa é o planeta regente do ano.

Progressões secundárias

Cada dia de vida corresponde a um ano de vida. No livro de efemérides vamos seguindo o calendário após o nascimento- ex . nasceu a 1 de janeiro de 2008- a sua experiência entre os 1 e 2 anos é assinada pelas posições dos planetas no dia 2 de Janeiro de 2008. Dos 13 aos 14 anos seria marcada pelos planetas no dia 14 de Janeiro de 2008 e por aí fora.

Estas progressões indicam como e quando a personalidade se desenvolve a longo da vida. De maior relevância são:

  • a mudança de signo do sol progredido- no exemplo de 1 de janeiro de 2008 seria aos 19 anos quando o sol entra em aquário no dia 20 de janeiro de 2008
  • a lua progredida- demora cerca de 27/28 anos a dar a volta ao horóscopo. A casa em que se encontra por progressão- sempre seguindo o mesmo método de ver a sua posição no dia correspondente ao ano de vida – simboliza onde sentimos maior carência ou amarras, as emoções em geral.
  • planetas progredidos que tocam os ângulos- ex- sol progredido conjunto ao meio do ceu ou no signo d meio-do ceu traz importância da carreira para aquele período. o mesmo com angulos progredidos que tocam planetas natais.
  • aspectos dos planetas progredidos aos planetas natais- condicionam as situações e desenvolvimentos

Progressões terciárias

Enquanto as progressões secundárias têm como base o movimento da Terra em volta do Sol- um grau por ano de vida equivalente a um dia por grau andado- as progressões terciárias baseiam-se no movimento da Lua. É um bom sistema para fazer previsões detalhadas no tempo. Aqui, cada dia a seguir ao nascimento corresponde a um mês lunar de 29 dias e meio. Permitem identificar o mês no qual um maior número de desenvolvimentos pode ocorrer, ao grau exacto quando tocam ângulos ou planetas natais. Não são muito usadas mas podem ser muito úteis e muito certeiras com erros de apenas uma semana.

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

%d bloggers like this: