O que podiam ser conversas amenas sobre amor e estética ou como partilhar as coisas, graças a Mercúrio conjunto a Vénus podem tornar-se batalhas verbais intensas sobre como alterar as circunstâncias amorosas, financeiras ou jurídicas, pelo trânsito em Escorpião. Tudo se torna mais complicado ainda porque ambos os planetas fazem aspectos tensos a Neptuno o que perturba a ligação ao real e se torna necessário ler entrelinhas o sentido possível da transformação em debate. Podemos também ser nós próprios a ter dificuldade em expressar eficazmente objectivos e percursos ou a procurar dar um sentido transcendente a coisas que têm de ter um desfecho prático.
Os conflitos acentuam-se não só pela intensidade do debate e argumentos pouco claros como também graças a uma dinâmica de desejo de controlo alimentada pela energia vital do Sol em Escorpião em aspecto tenso a Marte em Leão. Se por um lado desejamos avançar por novos rumos, por outro, a necessidade de manter o poder onde nos situamos pode bloquear iniciativas criativas em território desconhecido.
A continuação da Lua em Capricórnio acentua a necessidade de fazer planos a longo prazo mas a noção de que há que continuar a mudar as regras do jogo, pela presença de Plutão no mesmo signo, não estimula a segurança.
É neste contexto astral que, em vésperas da reunião do G20 em Cannes se procedem a conversações prévias sobre como resolver a questão do financiamento das dívidas soberanos e da banca envolvida. Debates intensos, ideias pouco claras, objectivos dispares e a noção de que há ainda um longo caminho a percorrer sem que se saiba onde vai dar, condicionam as preparações desse encontro global que beneficiará no entanto para terminar de um sextil da Lua a Urano, em signos de fogo, que estimula soluções originais com boa projecção pública e em que a aposta no futuro é a chave.
Um aspecto de grande tensão entre a Lua e Urano no horóscopo dos países membros do Tratado de Roma pode provocar ímpetos de ruptura com base no debate intenso de Mercúrio e Vénus em trânsito na II sobre os recursos próprios e a resolução da dívida. A situação tende a amenizar-se nos próximos dias. As mesmas tensões de ruptura manifestam-se no horóscopo da adesão da Grécia assim como a intensidade do debate.
No horóscopo do Governo de Passos Coelho, Mercúrio e Vénus em Escorpião agitam as negociações sobre a regeneração dos sectores dos Media e Transporte enquanto que a Lua em trígono a Marte acentua a actividade política externa e os negócios estrangeiros.

Deixe um comentário