Uma Lua Nova é o tempo de novas ideias, de acção espontânea e de semear hipóteses. Em Capricórnio vem austera mas com ambições de segurança pessoal e financeira. Dinheiro, poder e dignidade são as carências desta Lua de Natal prenúncio do que projectamos para o Novo Ano.
Sem lugar para trivialidades esta Lua é ainda abalada hoje por uma quadratura a Urano e uma conjunção a Plutão, activando os aspectos gerais da crise de transformação estrutural que vive o sistema financeiro internacional com as suas repercussões na vida de cada um de nós. Um Natal com surpresas ou rupturas, um desejo compulsivo de mudança, a pulsão de quebrar barreiras acaba quase por ser contraditório com a necessidade de segurança e planos a longo prazo exigidos pela Lua Nova em Capricórnio. Aliás, as emoções vão em todos os sentidos já que esta lunação, para além de aspectos radicais transformadores a Urano e Plutão, toca ainda Vénus, Saturno, Neptuno, Quiron e Júpiter, em aspectos compensatórios. A capacidade de lançar mãos à obra com entusiasmo vem do trígono a Júpiter em Touro, a compreensão, compaixão e capacidade de sarar feridas antigas são estimuladas pelo sextil a Neptuno e ao Quiron, a consciência e responsabilidade vêm do sextil a Saturno e o semi-sextil a Vénus apoia a tranquilidade, a atenção aos outros e apela à paz doméstica.
Com estrondos, dedicação e esperança, entramos verdadeiramente no solstício de Inverno com esta Lua Nova de Capricórnio que ao longo dos próximos 29 dias nos irá dando mais indícíos do que vamos colher em 2012.


Deixe um comentário