A semana abre com uma janela larga sobre as grandes mudanças em curso na crise financeira do euro e da União Europeia. Também a nível pessoal percebemos melhor a que nos obriga as transformações que temos estado a organizar ou a que somos sujeitos.
São dois os principais aspectos activos hoje. O de efeitos imediatamente mais visíveis é o trânsito de Mercúrio que activa a quadratura de Urano em Carneiro a Plutão em Capricórnio. Já sabemos que actualmente é esta quadratura – no âmbito da presença de Plutão em Capricórnio desde 2008 – que sacode radicalmente as estruturas políticas e financeiras globais. Nos horóscopos da zona euro e da própria moeda, estes aspectos tocam pontos fundamentais e avançam, desde este mês, para toques exactos que naturalmente representarão a activação de um paradigma completamente novo a partir de 1 de Janeiro do próximo ano e que, de agora até ao Natal vão avançando para esse climax. Mercúrio, o planeta da comunicação e das trocas, dos mercados, das telecoms e dos media e dos meios de transporte faz conjunção a Urano em Carneiro despoletanto energias incontroláveis de mudança nestas áreas e por estar quadrado a Plutão, forçando novas expressões de tudo o que está hipotecado, financeira ou estruturalmente.
O segundo aspecto, e que durará cerca de um ano, é a entrada de Júpiter, o planeta da expansão, no signo de Gémeos, regido por Mercúrio. Este ciclo, que ocorre aproximadamente cada 12 anos, está associado a grandes frenezins pessoais e colectivos em tudo o que é regido por Mercúrio como acima citado. Há, aliás, correlações históricas estudadas entre a presença de Júpiter em Gémeos e grandes quedas das bolsas ou o aparecimento de novas formas de comunicação ou desenvolvimentos tecnológicos que permitem a expansão da comunicação, tal como no último ciclo no ano 2000/2001 e o advento do ponto. com na internet. Júpiter rege ainda as leis, a riqueza das nações, a banca e os banqueiros e como Gémeos é um signo dual, a polarização destas áreas e a divisão entre os seus agentes é inevitável.
Assim, esta segunda feira, e também terça quando a Lua entrar em Carneiro e activar a quadratura Urano/Plutão, podemos assistir a uma enorme tensão, agitação e polarização dos mercados financeiros e dos discursos políticos no quadro da crise em curso, assim como um agravamento das ansiedades relacionadas com as transformações necessárias. A oposição hoje da Lua a Marte e a sua quadratura ao reforça conflitos e mau estar.
Estes aspectos apenas serão positivos para quem estiver pronto a mudar de estructuras de funcionamento, tenha feito o trabalho prévio de eliminação das velhas estruturas asfixiantes e chegue agora ao momento de se expandir em novas direcções em que a importância da comunicação, troca, aprendizagem e aplicações diversificadas sejam fulcrais.


Deixe um comentário