O que é que valorizamos? Que sociedade queremos? Conversas, negociações, contestação, deslocações, encontros de pares e confrontos de ideias são algumas das formas como hoje vamos abordar essas questões num dia em que a razão, ou as razões e tudo o que seja resultado do exercício da vontade da mente domina a acção. No entanto, a liberdade de expressão será limitada por forças maiores apesar da convicção ou fundamentos em que nos basearmos. Mas não deixa de haver progresso com a Lua em Gémeos trígono a Vénus em Aquário e quadrada a Neptuno em Peixes que são os aspectos que nos levam a idealizar e a partilhar em grupo as opiniões possíveis. Aliás é mesmo difícil ficar calado ou deixar de ouvir, com Lua, Vénus, Mercúrio e Marte em signos do Ar, mentais, a disparar razões em todas as direções, apenas travados por Saturno em Escorpião que faz quadratura a Mercúrio em Aquário: as forças da ordem, o peso das dívidas, os poderes instalados travam a comunicação livre mas têm no entanto de repisar caminho e interrogar-se sobre a validade dos seus propósitos e controlo, já que Saturno está retrógrado desde o princípio do mês e assim ficará até 21 de Julho. Com Vénus em paralelo a Saturno, abertura ou desejo de mudança versus limites é substracto do debate. Como Marte também está retrogrado em Balança, os diálogos têm como finalidade percebermos bem as posições antagónicas para podermos, a partir de 21 de Maio começar a definir novos equilíbrios nas relações quando Marte entrar directo. Em resumo, um dia em que é preciso falar, discutir e contestar para podermos progredir na definição do que nos une e nos separa, antes de virmos a trabalhar em quaisquer futuros acordos.
A imagem é do óleo “O Juramento do Jogo da Péla” de Jacques Louis David, pintado em 1791 que está no Museu Carnavalet em Paris e representa um momento chave da Revolução Francesa quando a 20 de Junho de 1789, os membros do Terceiro Estado juraram pela Liberdade, Igualdade, Fraternidade.
20 de junho de 1789pelos membros do terceiro estado, que decidiram permanecer reunidos até dotarem a França de umaConstituição. Foi um dos eventos primordiais da Revolução Francesa.1
O Rei da França, Luís XVI, tinha ordenado o fechamento da sala de reuniões que era utilizada pelos nobres, procurando dissolver a Assembléia Nacional. Mas os representantes do terceiro estado, liderados pelaburguesia, transferiram-se para um salão de jogos do palácio. Nesse local eles fizeram o “Juramento do Jogo da Péla”. Neste Juramento, estabeleceram que ficariam até fazerem a Constituição Francesa, onde constariam os direitos políticos e jurídicos dos cidadãos franceses.
O juramento feito pelos representantes da Assembléia Nacional era o de Liberdade, Igualdade e Fraternidade (lemas da Revolução Francesa).


Deixe um comentário