Eclipse de Lua cheia na Cruz de Abril

Há energias poderosas nos céus hoje e o objectivo é ir ao limite para sermos forçados a corrigir rumo. As dinâmicas de controlo ou uso e abuso de poder estão exacerbadas face ao conflito entre ímpetos radicais e a procura de soluções conjuntas. É Plutão que entra retrógrado em quadratura a Urano e Mercúrio em Carneiro e uma Lua Cheia em Balança conjunta ao Nódulo Norte e naturalmente oposta ao Sol em Carneiro que ilustram os aspectos mais potentes do dia que também envolve uma quadratura de Júpiter a Mercúrio e Urano, oposto a Plutão e um trígono de Vénus a Júpiter.

É importante tentar entender o que significa a entrada de Plutão retrógrado, em pleno eclipse e Grande Cruz. Plutão está em Capricórnio até 2025 a obrigar a uma lenta mas inexorável transformação das estruturas que nos regem, pessoal, profissional, social, financeira ou politicamente, por via da força, seja ela da consciência, das dívidas ou das armas. Isto está a acontecer desde 2008 quando Plutão entrou em Capricórnio e o sistema financeiro internacional entrou em colapso, passando à crise do euro, as crises da Primavera árabe, e agora a crise este-oeste por causa da Crimeia- entre outros exemplos. Plutão está retrógrado todos os anos, normalmente ente Março e Setembro, um período de seis meses em que essa ilusão de retrogradação- porque de facto nunca anda para trás, tem como significado simbólico um tempo de interiorização dos avanços alcançados e do que falta fazer antes de se poder passar a uma nova fase do processo de mudança. Vai ser assim até 2025 mas é desde 2012 e até 2015, com sete quadraturas de Urano a Plutão como a que vivemos neste mês de Abril que sentimos mais fortemente os momentos charneira dessas transformações. Por isso, hoje com Plutão a entrar retrógrado temos que começar a olhar para manipulações, sombras no exercício de poder, jogos ou pressões financeiras, sinais escondidos e entender qual é o correcto uso da força que podemos usar, como a aplicar e quais os objectivos a atingir que representem realmente processos de purificação, eliminação de situações, dependências, ligações antigas sem futuro. Como Plutão faz quadratura a Urano e Mercúrio em Carneiro, não só temos de mergulhar nas trevas para encontrar a luz como para o fazermos – e porque o fazemos – se vão despoletar palavras, gestos e energias radicais que se confrontam com a necessidade de rever acordos nas relações existentes, seja a que nível for, por causa dos aspectos de quadratura e oposição a Marte retrógrado em Balança.

Porque fomos ao fundo queremos partir para outra realidade e não alinhamos mais em relações passadas e sem futuro. Um eclipse de Lua Cheia em Balança oposta ao Sol em Carneiro, em cima dessa Grande Cruz de aspectos plutonianos, é um sinal máximo de confronto entre o desejo de paz e o ímpeto de guerra para resolver o que tem de ser corrigido. Com o Nódulo Norte em Balança o caminho deve ser o da harmonização de interesses na redefinição das estruturas, que todos tenham uma voz e que haja acordo de mudança, mas pode não ser já…

No texto de ontem e no artigo fixo “Tudo em causa em Abril”  está feita uma leitura mais aprofundada de todos estes aspectos assim como do impacto prático na crise da Ucrânia, prazos de manifestação etc.

A imagem do dia é um detalhe de uma pintura do poeta e pintor romântico inglês William Blake, 1757-1827.

astro_w2gw_45_carta_do_dia_hp.37480.32214

2 thoughts on “Eclipse de Lua cheia na Cruz de Abril

Add yours

  1. e estamos mesmo nessa janela de mudança, quando vier outubro vamos perceber melhor o rumo tomado e as mudanças profundas fazem sentir-se depois quando Marte fizer conjunção a Plutão, depois da quadratura que ocorreu no eclipse.

  2. “Os eclipses são janelas de mudança e o seu impacto pode fazer-se sentir durante seis meses. Dão o sinal do princípio e fim de situações ou ciclos, revelam o que tem de ser iluminado para que haja tomada de consciência e evolução. Este eclipse de hoje pelas 23 horas GMT, insere-se no pano de fundo da quadratura de Urano a Plutão que obriga, até 2015, a que, em termos colectivos e pessoais cheguemos a um novo paradigma nas estruturas de vida em que estamos inseridos. É preciso resolver relações de poder, dívidas, hipotecas, emocionais ou financeiras, libertarmo-nos de velhas dependências e criar novas estruturas de relacionamento e partilha, com a ajuda de Saturno em Escorpião, também até 2015. O eclipse de hoje é mais um marco nesse processo, um momento de encruzilhada na definição das relações e do equilíbrio entre o interesse pessoal e as obrigações comuns. ”

    Retirado do artigo escrito neste blog, no dia 18/10/2013- Eclipse da Lua nas relações e vontades

    Só para relembrar isto : “Os eclipses são janelas de mudança e o seu impacto pode fazer-se sentir durante seis meses. Dão o sinal do princípio e fim de situações ou ciclos, revelam o que tem de ser iluminado para que haja tomada de consciência e evolução.”

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑