Segunda, 21/7- Uma semana de viragem

Este arranque de semana promete viragens na vida pessoal e dinâmicas colectivas. São cinco os principais aspectos a considerar: em primeiro lugar vamos nos próximos dois dias, e durante um mês, deixar de estar tão focados nas questões internas e disputas de protecção do que é nosso para passarmos a afirmar a nossa identidade alto e bom som, de forma criativa, amorosa ou orgulhosa, generosa ou narcísica- é o Sol que sai de Caranguejo e da quadratura a Marte e ao Nódulo em Balança para entrar em Leão e fazer conjunção a Júpiter. Este aspecto a Júpiter dura metade da semana e dá o tom para as atitudes de “Olhem para mim” que vão caracterizar o dramatismo do trânsito do Sol pelo Leão.
O segundo aspecto – que faz sentir durante quase toda a semana – é um trânsito de Mercúrio em Caranguejo que hoje e amanhã faz oposição a Plutão em Capricórnio e que de seguida vai fazer quadratura a Urano em Carneiro e trígono a Saturno em Escorpião. Podemos esperar debates intensos entre os interesses particulares e os poderes colectivos, revelações bombásticas, coações de todos os tipos ou fanatismo declarado. O que se diz e se sabe tem impacto e para minimizar dados é melhor tentar cooperar através do diálogo sensível. Este esforço de constructividade apesar da tensão é tanto mais necessário quanto o trânsito de Mercúrio em quadratura a Urano que se lhe segue quinta e sexta feira próximas estimula radicalismos, traz problemas e dificuldades inesperadas e reações impulsivas, tudo menos bom senso que é o que se deve de facto procurar apesar da turbulência das circunstâncias. Em simultâneo, Mercúrio está em trígono a Saturno em Escorpião que traz o apoio poderoso de quem tem autoridade e a possibilidade de se tentar estabelecer bases de transformação das estruturas ou bens partilhados.
Em terceiro lugar temos o planeta Saturno, responsável pela ordem e pelo tempo a entrar directo, depois de desde Março ter estado retrógrado. Saturno está em Escorpião onde vai ficar até ao Natal quando entra em Sagitário. Significa isto que o que estava a revisão desde 3 de Março, quando Saturno entrou directo, vai agora poder ser construído, aliás reconstruído porque o trânsito pelo Escorpião força transformações profundas das estruturas dominantes nas relações pessoais, financeiras ou políticas. Agora que entra hoje directo podemos fazer a obra avançar lenta mas seguramente no sentido da redefinição de quem manda e em quê, quem detém os valores, quem os partilha, quem está fora.
O quarto aspecto que se põe em marcha esta semana e dura também até ao Natal é o da retrogradação do planeta Urano, símbolo da liberdade, inovação, revolução, imprevistos, inteligência suprema do que nos rodeia. Em trânsito em Carneiro Urano promove iniciativas libertadoras ou descobertas que mudam o mundo mas quando faz maus aspectos como a série de quadraturas a Plutão de 2012 até 2015 traz situações explosivas, fanatismos políticos, violência e rejeição indiscriminada de situações ou limites antigos. Retrógrado desde amanhã até dia 22 de Dezembro, faz com que toda essa energia seja direcionada para dentro, à procura da resposta ao porquê e como resolver as tensões. O problema é que essas tensões podem tornar-se de tal forma grandes que tendem a rebentar e por isso por vezes é durante os períodos de retrogradação que as reações ão mais fortes exactamente pela pressão acumulada. Assim, desde agora e nos próximos seis meses há que ter em conta o potencial de revelia mal direccionada e tentar sim pensar inteligentemente como nos libertarmos ou criarmos novas circunstâncias sem recorrer a meios drásticos. Não é fácil e em Novembro e Dezembro a próxima quadratura a Plutão vai testar as estruturas.
Por último há que considerar o quincúncio de Saturno a Urano que dura desde hoje até 10 de Agosto. Este aspecto mostra como apesar da capacidade de inovação, revolução, ou ímpeto de mudança de paradigma, não parecemos ter os meios práticos para levar essas transformações a cabo. Isto traduz-se em frustração principalmente porque muito tempo e dedicação são dados a essas questões.
Em resumo, há o desejo de dominar e um ímpeto para levar tudo por diante, há diálogos e negociações transformadoras, há apoios fortes mas também há restrições, limites e frustração. Nada se resolve tão depressa como desejaríamos e o melhor a fazer é avançar cuidadosamente, atentos às abertas deixadas pelos que se precipitam. Ganha quem melhor planear pela receção mútua entre Saturno e Plutaõ e quem procurar acordos graças ao Nódulo Norte em Balança.

astro_w2gw_125_carta_do_dia_hp.40258.24625

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑