Qual o sentido da vida, que verdade viver, qual a moral a seguir, o que é certo ou errado, que mais aprender, a confiança ou dúvidas sobre o que já sabemos ou acreditamos, definir horizontes e limites, são algumas das grandes questões que nos próximos três anos, a nível pessoal ou colectivo vamos ter de responder. É Saturno que sai de Escorpião e entra hoje em Sagitário, signo onde não estava desde o final de 1985 e onde vai permanecer até 2018. Saturno ainda vai voltar a Escorpião em 2015, porque estará retrógrado nesse signo de Junho a Setembro o que significa que os primeiros meses do ano que entra vão mostrar o que está em causa e que só poderemos começar a re-orientar a partir do último trimestre de 2015. Torna-se assim particularmente importante definir já uma agenda de objectivos, mais ainda porque contamos agora com a presença do Sol Lua, Mercúrio, Venus e Plutão em Capricórnio a darem o foco, ambição, capacidade de comunicação, dedicação e implacabilidade necessários à implantação de novas estruturas de funcionamento e controlo pessoal e colectivo. Qual a ordem em casa, no trabalho, em sociedade, nas finanças, que regras se podem manter, que regras têm de mudar, como vamos crescer, que princípios, filosofias ou fé seguir, tudo isso só pode ser determinado com base numa verdade e numa ideia de expansão que é o que Saturno em Sagitário vai ajudar a enquadrar. O problema é sempre o dos exageros e Saturno neste signo encoraja falsos profetas, dirigentes dogmáticos, fundamentalistas religiosos ou cínicos descrentes, ou censura e recessão económica. Ganha quem souber equilibrar o desejo de ir mais longe com a contenção em não ir longe demais, sempre bem fundamentado.
Como pano de fundo temos, e é sempre bom lembrar, a quadratura de Urano a Plutão que exige mudanças radicais no que estiver desacreditado. De seguida, Saturno em Sagitário traz os novos valores que devem ser regra. Hoje também Vénus em Capricórnio, regida por Saturno, está em quadratura ao Nódulo Norte em Balança o que é uma encruzilhada excepcional para definirmos amigos e inimigos, aliados e dispensáveis, acordos e dissoluções de laços pessoais, jurídicos, financeiros, diplomáticos ou políticos. Não é fácil escolher o caminho porque Vénus está em semiquadratura a Saturno, depois de, pela manhã a Lua em Capricórnio, carente de algo sólido a que se agarrar ter feito activado quadratura a Urano a Plutão com descargas emocionais que salientam a ansiedade de sentirmos o chão a fugir debaixo dos pés com tanta desconstrução em curso. O lado positivo é que podemos estar, pelo contrário, já numa fase de desenvolvimento de novas estruturas de vida e hoje ser mais uma encruzilhada mas onde não hesitamos na direção a seguir, doa a quem doer.
A tela é do pintor norte americano CRW Nevinson e chama-se ” Looking through the Brooklyn Bridge”


Gostei muito do seu comentário, Pedro Gomes, e esse breve dissecar do que significa Saturno em Sagitário, vem bem a propósito, em se tratando da união de planeta/signo.Obrigada.
Um Bom 2015!
Na minha opinião, este artigo expressa muito bem, o prenúncio da entrada de Saturno em Sagitário, após 30 anos de rondar o Zodíaco. A Lua Nova de Capricórnio, dá-nos também o mote ” Avant Garde” daquilo que irá ser o ano de 2015. Saturno em Sagitário, expressará ao transitar por este signo 3 níveis: 1ª nível- o dos fanáticos e dos fundamentalistas religiosos dogmáticos em termos teológicos e/ou ideológicos; o 2ª nível será aquelas pessoas que fruto da sua maturação e percurso pessoais, atingiram ou alcançaram alguns valores e são convidados por este trânsito a comunicá-los e aos demais e num 3º nível- aqueles que bem centrados num percurso espiritual, estão nas esferas dos valores Universais, serão convidados por este trânsito ao comunicá-los aos demais cidadãos e habitantes do Planeta. Assim um convite para aprofundarmos os nossos valores e filosofias, bem como orientações espirituais é o que pedes este trânsito de Saturno em Sagitário
Pedro, obrigada pelo acertado comentário. Não ha lugar para frivolidades com Saturno em Sagitário…. bj bons trânsitos!