Energia para a Semana 18-25/6/23 – O MAGO I E O MUNDO / UNIVERSO XXI (COM O EREMITA IX)

Por Clara Days:

Ideias-chave: acção e progressão, com autocentramento; do improviso à visão em perspectiva; analítico e criativo, preparo uma mudança de etapa.

Vamos viver o Solstício que se anuncia esta semana dentro dum espírito que vai do particular ao todo, do individual ao geral, com energias que nos permitem ter ao mesmo tempo compreensão, intervenção e visão. Estamos preparados?

Comecemos pelo princípio, o Mago, Arcano Maior 1. Ele transporta a energia juvenil do inteligente Mercúrio, rápido e mensageiro. Com o Mago a inspirar-me, consigo ver soluções para qualquer problema, e mais: consigo resolver situações, porque para o Mago o essencial é ser capaz de concretizar aquilo que se deseja ou pensa. De raciocínio veloz e competente na execução, ele inventa e leva à prática, improvisando ferramentas, se necessário for. É o grande criativo do Tarot, determinado e individualista também.

Mas desta vez vem com ele o Mundo, o fim que anuncia um novo princípio, uma carta que nos ajuda a olhar para trás e para a frente ao mesmo tempo, conseguindo aprender com o que foi para preparar o que vai ser. É o último Arcano Maior, numerado a 21, representando a etapa final do Louco na sua viagem. Há aqui sinais de uma maturidade adquirida pela experiência, que falta ao Mago, justamente a primeira etapa da mesma jornada.

Como viver ao mesmo tempo a energia segura, imatura ainda, dum Mago que se julga capaz de tudo, combinada com a capacidade de pôr em perspectiva do Mundo, com um elevado grau de consciência pessoal e colectiva, que me aproxima da universalidade? Entra aqui uma terceira personagem, que traz o método e representa a força e o poder da introspecção: é o Eremita, que aparece como elemento secundário, mas pode trazer-me a chave para conseguir fazer, tanto quanto possível, uma síntese entre as capacidades do Mago e a abrangência do Mundo.

Voltemos ao Sostício, como marca anual que deve ser sempre considerada, um dos momentos especiais e únicos da nossa vida planetária, grande transição no andar do tempo anual. Mais ainda do que as lunações, ciclos importantes, mas mais frequentes, os Solstícios dão-nos a viragem entre os dias que crescem ou reduzem o seu tempo, ao inverso das noites. Festejados desde tempos imemoriais, ainda me lembro de saltar a fogueira pelos santos ditos populares, uma tradição que se radica nos ancestrais rituais célticos ligados a estes eventos celestes, simétricos dos troncos a arder nas praças, das festividades de Natal e Ano Novo.

Digamos que os solstícios são os pontos culminares do ciclo planetário, opostos no seu significado entre o hemisfério Norte e o Sul. A vinda do Arcano Maior Mundo (ou Universo) como carta inspiradora da nossa semana parece, assim, lógica, por ser uma carta conclusiva, a seu modo.

À escala micro, estarei Mago, capaz de concretizar o que tenho planeado. Na visão macro, estou Mundo, aprendendo com o passado, mais ou menos recente, para perpectivar o futuro. Como método, propõe-me o Eremita a introspecção, iluminando com a sua lanterna os meus recantos internos.

Bom Solstício para todos nós!

Imagem : Tarot of Oppositions, de Pierluca Zizzi e Michele D’Aloysio, 2021

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑