Solstício para um Verão quente…

(Aula- Conversa: Lua/Caranguejo, segunda 19/6 as 21 horas)

Lua Nova, Saturno retrógrado, Solstício…. As energias da semana são complexas e exigem navegação atenta. A Lua Nova de domingo 18, em Gémeos, signo onde também se encontra Mercúrio requer uma nova atitude perante a informação que se for revelando. Tanto o que dizemos como o que ouvimos, porque a Lua Nova faz quadratura a Neptuno, tem várias leituras e nenhuma parece sobrepor-se a outra. Afinal, que nome dar às coisas? Mais ainda, porque Mercúrio está em sextil a Vénus e Marte, conjuntos em Leão, tudo é levado a peito e o ego mistura-se com as possibilidades. No entanto, porque a Lua Nova também faz sextil ao Nódulo Norte em Touro, essa potencial perspicácia, em vez de se perder em hipóteses, pode traduzir-se em investimentos a prazo na concretização de qualquer coisa em que tenhamos o coração e a vontade (porque o Touro é regido por Vénus a que Marte está colado em Leão).

Essa nova perspectiva, não só tem de ser sujeita a escrutínio, como deve, de facto, ser trabalhada a longo prazo já que a Lua Nova quadrada a Neptuno, faz trígono a Saturno em Peixes, apesar de fora de signo. O sinal disso é que Saturno entra retrógrado em plena lunação. Assim, a reflexão a fazer é sobre aquilo a que é que começamos a dar forma nos últimos três meses, desde meados de Março. Será que estamos a interpretar bem a fase estamos? E como prosseguir? Quando? Que sonhos, ideais ou fantasias estiveram em foco e que agora percebemos serem impossíveis ou entendemos ter chegado o tempo de os estruturar? De uma maneira ou de outra, tudo está para revisão, correção, interiorização daqui até Novembro enquanto Saturno estiver retrógrado em Peixes, último signo do zodíaco onde Neptuno anda há anos a diluir dogmas para que Saturno nos próximos dois anos aí reconstrua novas pontes entre o real e o irreal.

Segue-se, dia 21, o Solstício, e a noite mais curta do ano. O masculino Sol-energia vital- está exacerbado enquanto que a Lua- emoções e memórias, têm dificuldade em expressar-se, principalmente porque dia 21 a Lua está em Leão, tímida, trazendo hesitações ou irritação a Venus e a Marte. A Lua em Leão sublinha a necessidade de ultrapassar o medo da rejeição e pede confiança, criatividade e amor. Como regente do Sol em Caranguejo, esta Lua feminina do Solstício ajuda o masculino Sol a re-conectar-se com as suas emoções mas também pode empolgar sentimentos tradicionalistas, nacionalistas, defensivos a todos os níveis.

A quadratura da Lua em Leão a Urano em Touro no dia seguinte, 22, traz impulsividade e eventos ou respostas radicais porque não pode ser doutra maneira- justiça, liberdade, originalidade, novos valores que se impõe defender ou acatar de forma a completar o processo de ” limpeza” – começado na véspera do Solstício em que a Lua, já em Caranguejo nos trouxe a ilusão da segurança ou sensibilidade criativa com o seu trígono a Neptuno mas que logo seguido, no mesmo dia 21, de uma oposição a Plutão em Capricórnio mostrou que certas coisas não têm futuro. Isso fica esclarecido na quadratura a Urano, após o Solstício. São por isso dias turbulentos em que o único apoio está no crescente trígono do Sol em Caranguejo a Saturno retrógrado em Peixes que nos ajuda a ser disciplinados, organizados, a rever posições ou projectos a longo prazo cujo objectivo seja a segurança, familiar, doméstica ou nacional.

Antes, no entanto, deste trígono Sol/Saturno ficar exacto no fim do mês, a 29 e 30 de Junho, há um aspecto altamente disruptor que também já se avizinha e culmina no final desta semana/início da próxima, de domingo 25 a terça 27. Trata-se de uma quadratura crescente de Marte em Leão a Urano em Touro, uma energia explosiva em que tanto os génios do bem como do mal se podem revelar… A ambição, a acção e o desejo muito ego-centrados de Marte em Leão ou o instinto básico de sobrevivência, vitória ou imposição de valores a qualquer preço, leva, na quadratura a Urano, planeta da inovação ou imprevisto, a que não haja contemplação para a energia crua que irrompe, incontrolável. O melhor mesmo é evitar correr riscos durante estes dias…

A Lua em Virgem, de sexta 23 a domingo 25, leva o foco para os detalhes logísticos dos planos em curso e no domingo o seu trígono a Urano e a Plutão indica que está tudo pronto para a quadratura de Marte a Urano que se segue de 25 a 27 com a Lua já em Balança a reforçar a acção individualista de Marte, sem consenso…. Uma semana com muitas chamadas de atenção onde sentimos também já toda a tensão da quadratura de Plutão aos Nódulos, agora a 2 graus de órbita, que ficará exacta em meados de Agosto, com o Nódulo Norte já em Carneiro, regido por Marte que então transitará o grau 22 da Virgem, conjunto à Lua e trígono a Urano. Um Verão quente…

R.I

Pré-inscrições para a aula/conversa por Zoom sobre “A Lua e o Caranguejo” dia 19, por mail para rositaiguana@mac.com.

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑