Energias para a Semana 6-13/8/23: O CARRO VII E A JUSTIÇA / AJUSTAMENTO VIII / XI (COM O HIEROFANTE V)

Por Clara Days:

Ideias-chave: largo tudo ou encaixo-me; entre o desapego e o compromisso; renovação na continuidade.

O Sumo Sacerdote do Tarot continua a pairar sobre as nossas vidas, com o seu apelo à tradição, e viria reforçado pela capacidade de adaptação do Ajustamento, que sabe jogar com as circunstâncias sem levantar ondas. Mas o Carro vem inquietar-nos o espírito, apelando a que arrisquemos a coragem do desapego, largando a nossa zona de conforto e partindo em busca dum caminho pessoal. O que fazemos?

A presença do Hierofante, como um cenário sazonal, recorrente, traz consigo a convicção duma fé. A Justiça, ou Ajustamento, lembra a importância de nos comprometermos com uma via diplomática de gestão dos acontecimentos, aceitando o que se passa à nossa volta como pressuposto válido para as decisões que tomamos: causa e efeito, acção e reacção, decisão e consequência . Dito de outro modo: tudo estaria tranquilo, se fosse apenas a Justiça a vir apoiar o Hierofante – reforçar-se-iam mutuamente, lembrando ambos que somos nós quem tem de ajeitar-se à vida, não o contrário.

Mas o Carro é inconformista, carregado de energia juvenil, e faz-nos querer partir para outro lugar, sem olhar para trás. Não nos dá um rumo, obriga-nos antes a escolhas permanentes, solitárias. Na verdade, o Carro lembra que estamos descontentes com o que deixamos e é isso que nos leva a quebrar amarras, rejeitando o que foi em busca do que vai ser. Saímos, armados e defendidos, com medo de voltarmos a magoar-nos, focados apenas em seguir em frente, sem parar. De decisão em decisão, pelas encruzilhadas do caminho, definimos a trajectória passo a passo, guiados pela vontade.

Como conciliar estes dois tipos de energia, tão contraditórios? Como estar ao mesmo tempo ajustado e segundo o caminho da tradição, se temos vontade de ir embora em busca dum futuro incerto, que preferimos à estabilidade que temos tido?

A meu ver, sentiremos estas contradições e teremos que escolher, cada um por si. A força conjunta de Justiça e Hierofante certamente parece mais pesada, e escolher o caminho do Carro implicará enfrentar conflitos interiores, não apenas desafiar as circunstâncias.

Mas a inquietação estará lá, a dar-nos vontade de ir embora. Pode ser que não o façamos, mas haverá momentos de grande hesitação. Partimos ou ficamos? Fica a dúvida no ar…

Imagem : Seventh Sphere Tarot, de Tina Gong, 2020

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑