Uma Lua Nova bastante Radical

A Lua Nova em Leão na quarta feira dia 16 domina os eventos e emoções da semana. Uma Lua Nova é um tempo sempre propício para formular objectivos, semear projectos, investir no futuro. No signo do Leão, é nas áreas da criatividade, do sentido de identidade, da coragem e do coração que estão centrados esses propósitos. Uma Lua Nova em Leão é por isso um tempo de tomada de consciência de quem somos, de como vibramos e do que podemos radiar que nos venha do âmago. Dramatismo, egocentrismo, narcisismo são lados Sombra do Leão a reconhecer e controlar. A abertura, generosidade, brilho e confiança são o lado Luz a projectar . .

Urano- planeta co-regente de Aquário – está em quadratura exacta à Lua Nova e a tensão é garantida. Horas depois, quando a Lua sai do Leão e ingressa em Virgem em oposição a Saturno, o desconforto e vulnerabilidade são acrescidos…

O contexto

Mas, como para tudo, há que ver o contexto e como condiciona o moto radiante desta Lua Nova. Sol e Lua estão em Leão e o signo que se lhe opõe é o Aquário. Assim, temos automaticamente o Eu do Leão e a sua necessidade de reconhecimento em confronto com os interesses do colectivo. Estamos a dizer ao mundo o que somos, queremos e sentimos mas como é que o mundo acolherá isso? A casa do horóscopo onde temos o signo do Leão representa a área de vida onde esse novo começo se quer manifestar.

É de recordar que, como influência prévia sobre esta Lua Nova, tivemos no domingo dia 13 a conjunção exacta de Venus retrógrada ao Sol. É um aspecto a que se chama Vénus Cazimi ou Vénus no coração do Sol em que este “queimou” amarras a relações ou valores ou relações, pessoais ou políticas que não têm lugar no novo ciclo que a Lua Nova vai abrir. Trata-se de fechar o ciclo aberto há cerca de oito anos, a 15 de Agosto de 2015 quando Vénus retrógrada se uniu pela última vez ao Sol em Leão. Vénus inicia agra o seu percurso como estrela da manhã, refrescada de velhos desejos e ligações, mas a tendência para comportamento erráticos, rupturas bruscas é catalisada pela quadratura a Urano.

Urano está em Touro, signo que é regido por Vénus – ainda retrógrada em Leão, em órbita de quadratura a Urano, tal como o Sol e a Lua. Seja porque somos forçados a novos começos, aos quais resistimos desde a primeira semana de Julho – em que Vénus directa fez quadratura a Urano ,- seja porque finalmente temos coração e mente alinhados para dar um salto de mudança, nada acontece sem estremecer, até a Terra pode tremer…. Ou somos surpreendidos ou surpreendemos mas um passo inovador, radical, é dado nesta Lua Nova dia 16, que será sujeito a novos ajustamentos no final de Setembro quando Vénus já directa repetir a quadratura a Urano.

O que condiciona

Como responder à tensão ou como manobrar o processo de mudança? É de facto muito complexo o conjunto de intervenções dos planetas nesta Lua Nova dado que nos Céus desenham o chamado Papagaio- Kite: temos vários planetas em padrão de Grande Trígono e um outro que lhes está directamente oposto e em sextil Neptuno em Peixes ocupa a cabeça do Papagaio, oposto a Mercúrio e Marte em Virgem que, da cauda do Papagaio fazem trígonos a Júpiter e Urano em Touro -por um lado – e a Plutão em Capricórnio – por outro. Naturalmente, Neptuno faz sextis tanto a Júpiter e Neptuno como a Plutão- a imagem é a de 16 de Agosto no final do texto.

A interpretação de um padrão Papagaio para estes planetas diz-nos que é para Neptuno em Peixes- o sonho, a ideologia, o misticismo, a droga, inundações ou essência química, no fundo, a dissolução de algo concreto que este Papagaio se dirige, orientado pelos toques da cauda de Mercúrio e Marte em Virgem. Estes fazem um verdadeiro trabalho de engenharia, preciso, numa combinação analítica em que o planeta da acção, agressão e determinação se alia ao planeta da lógica, movimento e comunicação, a partir de um signo de Terra, um signo Cadente a partir do qual se dissemina os propósitos do signo Cardinal do Caranguejo, regido pela Lua – que ao unir-se ao Sol em Leão como que dá ordem para que isso aconteça.

Marte e Mercúrio em Peixes estão em trígono a Urano e Júpiter em Touro e a Plutão em Capricórnio, tudo signos de Terra, de materialização ou apoio em algo de concreto. Urano e Júpiter garantem grandes novidades, experiência radical, grande impactos de mudança. Plutão retrógrado em Capricórnio indica que faz parte deste pacote, a transformação pendente por meio de forças irreprimíveis, de estruturas caducas, domésticas, políticas, administrativas… As energias fluem, os ventos sopram nas asas deste Papagaio de forma a eleva-lo da Terra e atingir esferas orientadas pela ideologia, imaginação, visão transcendente ou dissolução de Neptuno. São novas forças sonhadas que podemos identificar neste processo através do esforço técnico de Marte e Mercúrio.

O Fogo catalizador

A dar Fogo ao Papagaio está a Lua Nova em Leão, numa relação de grande tensão com quadratura a Urano e Júpiter, em semi-quadratura a Mercúrio e Marte, em órbita de quincúncio a Plutão e Neptuno., todos aspectos difíceis ou de impacto difícil. O planeta estabilizador que seria Saturno está fora de todas estas equações, apenas em quintal a Júpiter, sinal de que se quer mudar as coisas usando os seus próprios meios.

Falta mencionar o remate disto tudo que, no fundo, é também a sua génesis. Quíron e o Nódulo Norte e estão em Carneiro, o primeiro Fogo, um signo Cardinal, de iniciativa , regidos por Marte que conjunto a Mercúrio em Virgem orientam o Papagaio. Quíron em Carneiro lembra-nos o que queremos fazer mas ainda não tivemos a energia ou confiança para realizar. O Nódulo Norte simboliza que nos deve orientar, para onde e como vamos lá chegar. Em Carneiro representa iniciativa, irrupção, liderança independente, agressão. O Nódulo Norte está em trígono à Lua Nova e alimenta por isso o Fogo que Sol e Lua vão despontar.

Que fazer?

Se temos iniciativas a tomar, coisas que sonhávamos mudar, então esta semana pode ser tempo de o fazer, com todos os cuidados possíveis. Se não, é melhor por o cinto de segurança…

Uma Boa Semana!

Consultas:mail para rositaiguana@mac.com

Aulas retomam no final de Agosto

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑