Lua Cheia : menos emoção, mais trabalho…

O mês de Agosto acaba na quinta feira 31 com uma Lua Cheia. A Lua une-se a Saturno em Peixes e opõe-se ao Sol em Virgem levando a um extremo emocional aquilo que já tínhamos começado a entender como limite ou responsabilidade no fim-de-semana de 26/ 27 quando o Sol opôs-se a Saturno retrógrado e fomos forçados a encaixar, na ordem maior das coisas, os detalhes do que temos de cuidar, as ordens de serviço….enfim…reprimir as emoções para trabalhar…. Houve que adaptar os planos à realidade, analisar o que se deve fazer dadas as circunstâncias, contar as folhas da floresta…. O resultado é que, na segunda 28, temos a a noção de que uma nova organização de vida se está a materializar quando a Lua em Capricórnio se une a Plutão, sextil a Neptuno e trígono a Urano em Touro e a Marte recém entrado em Balança.

Para além da Lua Cheia, o ingresso de Marte em Balança é outro aspecto significativo da semana. Marte não está bem na Balança por esta se opôr ao Carneiro que é o domicílio de Marte. É Vénus que rege a Balança e, por isso, Marte, o planeta da agressividade, no signo do equilíbrio de forças é factor de desestabilização de acordos ou da busca de harmonia pela força. É por isso um trânsito que nos torna muito conscientes do papel que temos nas relações, do que funciona ou não e, apenas se bem trabalhado, pode ser usado para a construção de novos acordos. Como Vénus está retrógrada no signo do Leão, praticamente estacionária até 4 de Setembro, quando entra directa, torna-se fundamental revermos orgulhos, narcisismos, egocentrismos, se quisermos fazer novas uniões. De facto, como o Nódulo Norte está em Carneiro -que Marte rege, – o propósito maior em jogo é o de termos iniciativas que corrijam o sentido de inaptidão que Quíron também em Carneiro confere. Temos até Fevereiro de 2025 para isso enquanto o Nódulo Norte não ingressar em Peixes. Ao longo deste tempo vamos poder estabelecer modos de afirmação cada vez mais satisfatórios, revendo em dois períodos, – neste trânsito de Marte em Balança e no trânsito de Marte em Carneiro em Maio de 2024, – como em primeiro lugar temos de cortar dependências de velhos acordos para de seguida podermos defender os nossos princípios.

Na terça 29 e na manhã de quarta dia 30 a Lua em Aquário confronta-nos com o colectivo e somos surpreendidos pela necessidade de aderir a novos valores ou largar amarras com a quadratura a Urano poucas horas antes do ingresso da Lua em Peixes e da sua conjunção a Saturno. É um aspecto triste, pesado em que tentamos ordenar sentimentos difusos e ser mais práticos que românticos..

De seguida, na madrugada de quinta-feira 31, a Lua opõe-se ao Sol em Virgem, na Lua Cheia que leva a um clímax as sementes semeadas na Lua Nova quadrada a Urano do dia 8 e a consciência dos limites a que chegamos durante o fim-de-semana de 26/27. Porque a Lua está em Peixes – e acabou de estar sujeita aos anéis de Saturno, – dar forma ao sonho ou ideais, ordenar ideias e sensibilidade, encontrar métodos que nos ajudem a expressar a vertente artística, sensível ou espiritual são modos de capitalizar esta Lua Cheia que também pode ser vivida como uma fonte de bem estar se conseguirmos que o serviço da saúde e do corpo -simbolizado pelo Sol em Virgem esteja alinhado com emoções ordenadas – simbolizadas pela conjunção da Lua a Saturno. Identificar o que o espírito precisa e cuidar desse requisito de forma prática trará todos os benefícios. Se não é só desilusões….

Tudo isto representa, de facto, uma mudança de direcção consciente, novos rumos na fase de desenvolvimento interior simbolizados pela retrogradação de TODOS os planetas excepto Marte e Júpiter – que também fica retrógrado na primeira semana de Setembro. Urano fica retrógrado na véspera da Lua Cheia e isto acrescenta à tensão de mudança de paradigma de valores.

Em traços largos, Mercúrio retrógrado em Virgem até 16 de Setembro pede que naveguemos a confusão de dados para encontrar uma lógica adequada ao que há a cumprir. Vénus retrógrada em Leão até 6 de Setembro pede que nos re-inventemos, que encontremos um novo sentido de identidade, sem falsos orgulhos. Júpiter, que vai ficar retrógrado em Touro a 5 de Setembro e já está estacionário, leva-nos a desinflacionar muita coisa a que damos valor excessivo, incluindo nós próprios. Com Urano retrógrado, também em Touro, deste esta semana até Janeiro de 2024, temos de ser mais honestos e livres na definição do que vale a pena. Saturno retrógrado em Peixes até Novembro é a pesada responsabilidade de re-avaliar as regras morais/espirituais a que estamos dispostos a submeter-nos. Plutão retrógrado em Capricórnio abala o que ainda falta cair da velha organização da coisas tanto a nível pessoal como colectivo para que se possam forjar novas estruturas, mais abrangentes quando re-ingressar em Aquário.

A todos os níveis, cada qual no seu, todos estes planetas retrógrados pedem introspecção, reflexão, que oiçamos a voz interior, que façamos trabalhos de casa pendentes no nosso processo de maturidade. Mas a retrogradação é uma ilusão de óptica, os planetas continuam em moção directa e nós, na Terra, temos dois trabalhos em simultâneo: interiorizar o que podemos fazer para que tudo seja melhor e, sem meter a cabeça na areia, continuar a participar dos processos em curso corrigindo o quotidiano na medida das re-avaliações que vamos fazendo…uma rentrée muito trabalhosa…

R. I

AULA PRÁTICA SOBRE OS PLANETAS RETRÓGRADOS– Segunda 28 as 21 horas por Zoom. Pré -inscrção por Mail até segunda de manhã para rositaiguana@mac.com

CONSULTAS: envie mail para rositaiguana@mac.com

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑