Energias para a Semana 3-10/9/23: A IMPERATRIZ III E O MUNDO / UNIVERSO XXI

Por Clara Days:

Ideias-chave: sentir e sintetizar; ouvir o corpo, perspectivar a vida; voltar para a terra, preparar o futuro.

Depois do Imperador, a Imperatriz; depois da Morte, o Mundo. As energias que nos inspiram esta semana complementam as mensagens deixadas na semana anterior, dando uma nova leitura para o modo como nos podemos posicionar perante as mudanças que estão acontecendo.

Primeiro, a Imperatriz, com a sua profunda ligação a tudo o que é físico e terreno. Tanto quanto o Imperador é social, ela é natural. Mãe, protectora e fecunda, conecta-nos com o corpo e lembra-nos a responsabilidade que temos de cuidar dos mais fracos, dos animais, das plantas e da natureza em geral. A Imperatriz é do ser e do sentir, das sensações e dos sentidos.

Já o Mundo nos convoca para uma outra dimensão de nós, a mais elevada e abrangente que o Tarot nos propõe: último Arcano Maior numerado, fala da síntese final que precisamos de fazer quando terminamos uma etapa, ao olharmos para trás, distinguindo o que foi essencial do secundário e retirando as aprendizagens relevantes que precisamos de transpor para a etapa seguinte.

A combinação destas duas energias parece exigente e pode ser controversa. Como conjugar a serenidade física da Imperatriz com a abertura à porta de futuro que o Universo nos mostra? Precisamos de ambas, para nos situarmos e progredirmos.

Esta semana, será necessário reservar tempo para o nosso estar natural, para cuidarmos do nosso corpo e também da felicidade daqueles que de nós dependem. Precisaremos de nos ligar à terra, de escutar a voz silenciosa das coisas mais físicas e primárias da existência humana. Essa será a base do nosso equilíbrio pessoal, sem a qual não seremos capazes de fazer face aos demais desafios da vida.

Mas é também chegado um tempo de transição, em que poderemos pôr em perspectiva a nossa vida passada e presente, voltados para um futuro que se aproxima. Aí, o nosso trabalho será mais mental e racional, transportando a fisicalidade da Imperatriz para outros patamares. Voltando ao que escrevi no princípio deste texto, transitamos do Imperados para a Imperatriz, isto é, precisamos de recuperar um estar mais natural, menos focados no “social”, e a renovação que a Morte nos pediu desafia-nos agora agora, com o Mundo / Universo, a desenvolver a capacidade de olhar para trás e para a frente encontrando o trajecto de aprendizagem que une o passado ao futuro, numa linha de crescimento pessoal que se abra ao universal.

Imagem : Sacred Circle Tarot, de Anna Franklin e Paul Mason, 2014

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑