Começa Novembro ainda sem tréguas..

Estamos a sair de um período intenso de eclipses mas os Céus não estão mais harmoniosos por isso… Nesta semana de final de Outubro e no arranque de Novembro, a oposição do Sol, Marte e Mercúrio em Escorpião a Júpiter e a Urano em Touro, na senda do eclipse da Lua neste eixo no passado dia 28, ilustra a polaridade difícil de equilibrar entre o que temos e o que queremos ter ou entre o que é nosso e o que é partilhado, entre a segurança e a guerra . Mais ainda, até à Lua Nova de 13 de Novembro, estamos a fechar o ciclo iniciado no eclipse do Sol de 14 Outubro e por isso é tempo de encerrar assuntos e não de abrir novas frentes. É por isso uma semana em que toda a expressão de vontades ou carências tende a ser exacerbada e fonte de conflito, antes de lançarmos as raizes de um novo ciclo lunar dia 13.

No entanto, entre esta segunda feira e a próxima Lua Nova, há certos preparativos ou mudanças energéticas que vão ajudar a essa regeneração do dia 13. A primeira é a entrada de Saturno em moção directa a 0 graus de Peixes. Saturno tem estado retrógrado desde meados de Junho e no dia 4, sábado entra directo. A última vez que esteve em Peixes foi entre Janeiro de 1994 e Abril de 1996. Saturno, planeta dos anéis, das regras, limites e responsabilidades no signo do sonho, fé, fantasia, compaixão e sensibilidade, pode ajudar a dar forma ao sonho mas também contribuir para dogmatismos religiosos, ideológicos e repressão ou organização dos sectores humanitários. Tudo acontece porque haverá necessidade para isso… vamos ter de escolher com que regras nos regemos, de que lado estamos.

Na véspera do ingresso directo de Saturno em Peixes o Sol e Júpiter, que rege os Peixes estão em oposição em grau exacto. O potencial de extravagância, exagero, excesso de confiança seja em assuntos de poder, seja de finanças é imenso e talvez por isso no dia seguinte Saturno seja chamado a estabelecer limites. Vénus em Virgem oposta a Neptuno, trígono a Plutão -depois de um trígono a Urano -é factor de fragilidade nos novos processos de organização, tingidos por ilusões que a oposição do Sol a Júpiter corroboram. Toda a atenção é pouca para não acreditar que tudo é possível e que vimos todos os detalhes. O mais provável é haver deslizes que também dia 4 a oposição de Mercúrio -regente da Virgem onde se encontra Vénus- vai revelar. Todas as tensões, conflitos ou contradições destes dias podem no entanto beneficiar do lado positivo destes trânsitos que apela à perseverança e cabeça fria. No dia 6, que já será na segunda-feira da próxima semana, Vénus faz trígono exacto a Plutão antes de entrar em Balança dia 8, signo que rege e em que o foco será o de procurar a paz, os equilibrios, as boas relações, ou pelo menos novos equilibrios dadas as grandes crises/ transformações/revoluções em curso…. Não quer dizer que essa paz aconteça logo mas é uma boa ajuda a caminho da Lua Nova de 13 de Novembro, até para compensar as grandes turbulências como a oposição de Marte a Urano a 11 e 12.

Uma boa semana.

Próxima Aula/Conversa na segunda feira dia 6 de Novembro sobre Saturno em Peixes até 2026. Pre-inscrições por mail: rositaiguana@mac.com

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑