Energias para a Semana 26/11-3/12/23: A TORRE XVI E O JULGAMENTO / EÃO XX (COM A JUSTIÇA / AJUSTAMENTO VIII / XI)

Por Clara Days:

Ideias-chave: destruição, mudança e reajuste; ruptura, com ponderação e perdão; a vida desconstrói, eu ajeito-me e retiro lições.

A Justiça continua a pairar, convidando-nos ao máximo realismo. Mas já la vamos… Esta semana preocupa-nos mais a súbita destruição anunciada pela Torre, a que teremos de fazer face numa perspectiva de compreensão, enquadramento e mesmo perdão. Então, é assim:

A Torre será um dos Arcanos Maiores do Tarot mais temidos, pois representa sempre uma ruptura com aquilo que nos tem garantido a estabilidade, ou a ilusão da mesma. Mais do que a nossa zona de conforto física, a Torre ataca destrói a nossa estrutura de convicção, os princípios ou “certezas” a que queríamos agarrar-nos e que tínhamos por sólidos. E faz isto sem anúncio prévio, súbita e descontroladamente. Mas ao retirar-nos o tapete, na verdade, atira-nos para uma realidade externa da qual nos estávamos a escudar, protegidos por um conjunto de ideias feitas que nos pareciam confortar. Vem a Torre e tudo aquilo que nos servia de protecção ou de camuflagem desaparece. Ficamos expostos, e isto dum modo brusco que pode ser mesmo brutal.

Em resumo: vem a Torre e é uma súbita confusão assustadora, um “salve-se-quem-puder”. Estamos desarmados e desamparados, no meio dos destroços que restam. No entanto, há que perceber que, passado o susto inicial, ficamos também capazes de ver o que nos estava a ser ocultado. Abrigadinhos que estávamos, por trás das estruturas que julgávamos sólidas, não víamos longe, não percebíamos o horizonte vasto de possibilidades verdadeiras que a vida nos pode oferecer. A destruição da Torre expõe-nos a um mundo muito mais vasto…

E é aí que pode entrar o poder redentor do Julgamento, ou Eão. Este Arcano oferece-nos a possibilidade de absolvição, ajuda-nos a fazer as pazes com o nosso passado, a preparar a reparação dos erros cometidos. O Julgamento dá-nos uma perspectiva mais elevada da situação em que nos encontramos, eleva-nos o ponto de vista e os propósitos. Ajudar-nos-á, então, a descortinar melhor o novo horizonte, para além da destruição imediata da nossa estrutura. Assim, estaremos mais capazes de compreender os porquês e de retirar lições do que correu mal. Há dentro desta destruição um enorme potencial de renascimento, parece ser a mensagem principal.

E isto é ainda mais verdade porque o Ajustamento continua a pairar, vindo já da semana passada. Traz consigo a visão equilibrada das causas e consequências, ajuda-nos sobretudo a lidar numa perspectiva realista com o que se passa à nossa volta, sem máscaras nem ilusões.

A Torre destrói, mas o que destrói são sobretudo ilusões. O Julgamento ensina, faz-nos ver as novas oportunidades. E a Justiça coloca-nos na realidade, dura ou não, ajudando-nos a lidar com ela.

Imagem : Wild Unknown Tarot, de Kim Krans, 2012

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑