Que esperar, que fazer de 2024?

Que sinais nos dão os planetas no seu movimento cíclico que melhor permitam identificar o que é que tem de acabar e o que pode começar, onde nos devemos investir e onde desinvestir ao longo de 2024 e para quê? E em que dias de que meses estão as encruzilhadas dessa evolução dos tempos?

É através da consulta das tabelas de efemérides que podemos começar por traçar as linhas condutoras desse desenrolar de energias planetárias, ver como e quando se chocam ou alinham e identificar as encruzilhadas que a todos afectam, na área especifica de vida onde tocam os nossos horóscopos individuais. 

O que aqui vou descrever é apenas o quadro geral das tendências do ano e o tempo em que mais fortemente se manifestam. Cabe a cada um estudar esses aspetos na sua carta natal ou… consultar um astrólogo..

O fim de uma época…. e o começo de outra.

2024 é o último ano em que Plutão está no signo de Capricórnio onde entrou em 2008. Por onde passa revela os podres e reduz a cinzas o que é preciso reciclar/regenerar/transformar. Na sua passagem por Capricórnio atacou desde o seu ingresso as estruturas financeiras e políticas por meio da demonstração dos endividamentos, corrupção ou amarras a abolir. Desde a crise dos empréstimos imobiliários de 2008 – que se transformou na crise das dívidas soberanas de 2010 – que criou uma crise económica global, que por sua vez se agravou com a conjunção de Saturno e Plutão em 2020, coincidente com a epidemia de Covid, até às 72 eleições que vai haver no mundo neste ano de 2024, vemos que a passagem de Plutão por Capricórnio vai a par de uma transformação profunda das estruturas financeiras, sociais e políticas sobre as quais assentava a organização colectiva e a mesma mudança de raiz deve ter vindo a acontecer na área de vida onde temos o Capricórnio no nosso mapa astral.

Plutão começa o ano de 2024 no signo do Capricórnio, o Sol faz-lhe conjunção no dia 20 de Janeiro e no dia seguinte entra, lado a lado com o Sol no signo de Aquário no que será um “teaser” dos próximos 14 anos em que vai percorrer o Aquário. No entanto, Plutão retrógrado regressa aos 29 graus Capricórnio de Setembro a Novembro e só depois de 19 de Novembro é que desenvolve de vez o seu ciclo em Aquário. O que faltava “cair” das velhas estruturas cairá em 2024 e uma nova organização do poder tomará conta em grande parte da sociedade ou colectivo que o Aquário simboliza.  2024, pela mão de Plutão será de facto o fim de uma época e o começo de um novo ciclo de gestão dos muitos problemas do mundo- alterações climáticas, migrações, fluxos financeiros, diferenças entre os que podem e os que não podem.. 

Dar forma ao sonho ….ou o peso da ideologia

2024 é também o tempo de transição para o novo ciclo Saturno/Neptuno que começa em 2025. Estes são ciclos de implementação de ideais colectivos, sempre com fricção. Será já em em Maio do próximo ano que Saturno, o planeta da ordem, responsabilidade, limites, se une a Neptuno, o planeta do intangível, da ideologia e da fé, no signo do Carneiro, signo cardinal de início de acção. Ou seja, as acções individuais e colectivas estarão sujeitas aos anéis controladores de Saturno que moldam as ilusões neptunianas sobre o potencial de intervenção próprio e carregam de ideologia as regras a cumprir.  Como Carneiro é signo masculino a presença de Saturno pode vir a ter impacto negativo na abertura a novas caracterizações de género. As iniciativas individuais, o que podemos ou não fazer e com que o espírito o fazemos vão estar no centro das preocupações individuais e da determinação política. 

Globalmente é provável que seja de Moscovo que venham também novas ondas de mudança ideológica…É interessante recordar que a história da Rússia/URSS/Rússia está marcada desde longa data pela sincronicidade perfeita entre ciclos de conjunção Saturno e Neptuno e a história dos regimes imperiais e da implementação da ideologia comunista. No século XX, o fim do Czar, a revolução russa, a morte de Stalin e a queda do muro de Berlim pontuaram cada uma das conjunções de Saturno e Neptuno: a primeira em 1917, a segunda em 1953, a terceira em 1989. 

Todos estes eventos tiveram um impacto global e o mesmo se pode esperar da próxima conjunção Saturno/Neptuno em Carneiro em Maio de 2025.

Assim, 2024 é também o ano da fase final do ciclo que começou com o colapso da URSS e a criação da Federação Russa, esta agora em guerra na Ucrânia, que também nasceu da queda do muro de Berlim… 

Que fazer em 2024 com Saturno e Neptuno ambos em Peixes? Individualmente podemos sonhar e dar forma aos sonhos, fazer os filmes das nossas vidas e arrumar assuntos que toldem o inconsciente, meditar de forma estruturada e consistente para encontrar uma nova ordem interior, imaginar como podemos construir uma nova realidade em 2025 e trabalhar até lá o conceito. Ter juízo e perceber o que é fantasia ou facto também faz parte da agenda de Saturno e Neptuno em Peixes em 2024… ver onde está Peixes e Carneiro no horóscopo natal para entender como estar preparado para 2025.

Realidades virtuais….ou colapsos radicais

Em 2024, Urano, planeta da inovação, ou das descobertas e revoluções tecnológicas ou sociais continua no signo do Touro onde entrou em 2019 mostrando, com Greta Thunberg, que o modo como usamos a Terra tem de ser alterado seguida por milhões de manifestantes pelo mundo a dar-lhe razão e a exigir dos governos respostas às alterações do clima. O Parlamento europeu em 2019 decretou que em 2021 os plásticos de utilização única tinham de estar banidos…. estamos longe… e o Reino Unido negociou a sua saída da União europeia, entre outros eventos que indiciaram uma mudança de valores em ritmo acelerado mas de prática lenta. A Bitcoin que nascera com a entrada de Plutão em Capricórnio amadureceu mas, principalmente, o ingresso de Urano em Touro foi o prenúncio das alterações que o Covid trouxe, em 2020, na conjunção Saturno/Plutão e que ainda perduram como na organização  social que valoriza hoje o trabalhar de casa  aliadas ao desenvolvimento dos carros electricos e híbridos e os grandes saltos nas aplicações da inteligência artificial. 

Urano fica em Touro até 2025 o que significa que também na área do que é palpável, material, valores tradicionalmente seguros, gostos convencionais, o uso da Terra estamos numa recta final de alterações antes da grande revolução no comércio, negócios e comunicação ou movimentação que o ingresso de Urano em Gémeos vai trazer para o ano e desenvolver até 2032. 

A última vez que Urano esteve em Touro foi entre 1934 e 1941, os anos da Grande Depressão que antecederam a Segunda Grande Guerra e durante os quais se alterou profundamente a relação com o dinheiro- porque faltava… O Touro é um signo feminino regido por Vénus que engloba o planeta Terra, a agricultura, os alimentos, o dinheiro que ganhamos, a economia, o amor pela segurança. Temos até ao final de 2025 para nos relacionarmos com tudo isto de modo diferente, sem amarras a métodos os valores que já não fazem sentido. Pagar com cartão ou com telemóvel já faz parte deste processo de mudança e mais hão de vir, mesmo a institucionalização da bitcoin ou semelhante e a digitalização da arte. Onde tivermos o Touro no nosso céu é onde temos de nos abrir às novas tecnologias e uma forma radicalmente nova de estar no mundo. 

Grande abertura…..ou total dispersão

Vamos abrir a mente a esse futuro diferente que 2025 augura com os aspectos acima descritos, já a partir do final de Maio deste ano graças ao ingresso de Júpiter em Gémeos. Interrogamo-nos, exploramos, somos um gigantesco receptor e emissor de ideias, comunicamos de todos os modos desde que rápidos, versáteis, abrangentes. Não há tempo a perder empurrados pelos grandes ventos de Júpiter em Geméos que também só mudam de orientação no próximo ano, contribuindo assim para chegarmos mais enquadrados ao limiar dessa nova era que se desenvolve a partir do próximo ano.  O grande risco deste trânsito de Júpiter é a possibilidade de nos dispersarmos completamente na busca da verdade ou de um só caminho mesmo que haja dois! Na casa do nosso horóscopo onde estiver Gémeos é onde devemos expandir ideias, projectos, negócios, aprender que há vários ângulos e respostas para a mesma questão e escolher a que corresponde à nossa verdade interior, com entusiasmo!

A seta do propósito….ou o combate do destino

Outro sinal de que 2024 é o fim de uma era é dado pelo trânsito do Nódulo Norte que termina o seu périplo pelo Carneiro, para entrar em Peixes (os Nódulo andam ao contrário dos planetas) em Janeiro de 2025. Os Nódulos simbolizam o nosso esforço para equilibrar as polaridades dos signos/energias em que se encontram. Se o Nódulo Norte está em Carneiro e o Sul naturalmente em Balança, temos de ir à luta para ter a paz, ser assertivo para garantir equilíbrios, ter iniciativas que promovam a união, em suma, articular Marte e Vénus, aproveitando as lições de Vénus para melhor orientar Marte.

De facto, muitos são os conflitos/guerras que se agudizaram ou iniciaram desde que o Nódulo Norte entrou em Carneiro em Julho do ano passado, com verdadeiras explosões perto do eclipse do Sol em 14 de Outubro, com Marte seu regente a entrar em Escorpião- sendo os principais o ataque do Hammas e resposta de Israel e o agravamento da guerra entre e Ucrânia e a Rússia. 

Só em 2025 é que o Nódulo Norte entra em Peixes e o Sul em Virgem numa reorientação de objectivos que vai da afirmação da vontade à compaixão ou da guerra aos propósitos espirituais. No entanto, sendo o Peixes também o signo da ideologia, corremos o risco de estar sujeitos a forças que nos levam, na organização do quotidiano e no detalhe (Nódulo Sul em Virgem) ,  apenas num sentido  – que pode não ser o do nosso entendimento das coisas…. Lutemos este ano para que seja feita a nossa vontade… 

Eclipses ou encruzilhadas…..ou o que fica e o que vai

Entretanto, e por causa da orientação dos eixos, é em Carneiro e Balança que ocorrem os eclipses de 2024.

É na ocultação da Luz, do Sol ou da Lua, durante os eclipses que realizamos o que falta e interiorizamos o que é preciso fazer para nos re-orientamos conforme o propósito do Nódulo Norte- ver no céu pessoal onde estão Carneiro e Balança porque é aí que se fazem e desfazem situações, vontades ou relações. 

Dois eclipses do Sol são particularmente relevantes em 2024. O primeiro é total, nos 19 graus de Carneiro, a 8 de Abril e o segundo, anular, a 2 de Outubro a 10 graus da Balança. Onde caírem nos horóscopos pessoais é onde temos sinalizada uma mudança de rumo.

Os eclipses desde a Antiguidade que são prenúcio de quedas e ascenções de reis e imperadores, fins e princípios de ciclos políticos etc.. 

O eclipse do Sol de Abril é especial porque será visível – ou seja, o Sol desaparecerá- sobre todos os EUA, afectando a casa 4 e a casa 10 do horóscopo- a casa do povo e a casa do governo, em quadratura ao Sol do país. O eclipse de Outubro oculta Saturno na casa 10 e é também quadrado ao Sol.

Os EUA escolhem, um mês depois, em Novembro de 2024 quem será o novo presidente sendo que Trump e Biden são os candidatos neste momento mais destinados a se enfrentarem depois das primárias que decorrem de Janeiro a Junho.  Estes eclipses e o tempo das suas lunações vão certamente marcar pontos chaves do processo eleitoral sendo que ocorrem por signo em quadratura a Saturno e Venus de Trump, sem fazerem aspectos de relevância no horóscopo de Biden. Este será mais afectado pelo eclipse de 18 de Setembro da Lua a 25 graus de Peixes, mas de forma favorável dado o trígono ao Sol e a Vénus. 

No entanto, no dia das eleições em Novembro é Trump que beneficia do trânsito de Júpiter na casa 10, conjunto ao Sol, a Urano e ao Nódulo Norte. Trata-se de um trânsito de Júpiter retrógrado que activa essa parte do horóscopo de Trump mas que só em Maio de 2025 é que se torna exacto, em moção directa, permitindo então a expansão da sua imagem e poder de acção….

Também Israel é afectado por estes eclipses que ocorrem no eixo ascendente/descente e que tocam a imagem do país, os seus aliados e inimigos declarados. No entanto, o mais relevante no horóscopo de Israel é até 2025 o ingresso de Plutão em Aquário na casa 4 do território e do povo que se traduz no uso da força plutoniana, regente da casa 2 dos valores/economia para expandir a segurança nacional/ territorial.

Com 72 eleições no globo muitos serão os outros países para os quais os eclipses serão relevantes nas mudanças de regime. Certo é que 2024 é o ano dessa transição…

As datas chave do ano.. ..ou quando apanhar que boleia..

Já que estamos no ano que precede a mudança de fundo financeira, política e social, tecnológica que a partir de 2025 nos vai envolver, graças ao ingresso definitivo, até 2043!! de Plutão em Aquário, aqui vão os meses e dias em que esse Plutão, ou seja esse motor de mudança, é activado pelas diferentes energias dos outros planetas. Listei esses aspectos assim como alguns outros particularmente relevantes.

Janeiro

– 20/1 – Sol conjunto a Plutão a 29 de Capricornio

– 21/1 – Sol conjunto a Plutão a 0 de Aquário

Fevereiro

–  5/2 – Mercúrio conjunto a Plutão a 0 de Aquário

– 13/2 – Marte conjunto a Plutão a 0 de Aquário

– 17/2 – Vénus conjunta a Plutão a 0 de Aquário

Março

-17/3 – Sol conjunto a Neptuno a 27 de Peixes

-21/3 – Vénus conjunta a Saturno a 12 de Peixes

-25/3 – Eclipse da Lua a 5 graus da Balança

Abril

–  8/4 – Eclipse total do Sol a 19 de Carneiro

-10/4 – Marte conjunto a Saturno a 14 Peixes

-20/4 – Conjunção Júpiter/Urano a 21 de Touro

-28/4 – Marte conjunto a Neptuno a 28 de Peixes

-30/4 – Vénus quadrada a Plutão a 0 de Touro

Maio

– 2/4 – Plutão retrógrado a 2 de Aquário

-18/4 – Sol conjunto a Júpiter a 27 de Touro

-18/4 – Vénus conjunta a Urano a 22 de Touro

-23/4 – Vénus conjunta a Júpiter a 28 de Touro e em órbita de conjunção até ao ingresso de Júpiter em Gémeos no dia 25

Junho

–  4/6 – Vénus conjunta ao Sol a 13 de Gémeos

–  8/6 -Vénus quadrada a Saturno a 19 de Peixes

–  9/6 – Sol quadrado a Saturno a 19 de Peixes

– 29/6 – Saturno entra retrogrado a 19 de Peixes

– 29/6 – Neptuno estacionário/retrogrado a 20 de Peixes

Julho

– 15/7 – Marte conjunto a Urano a 25-26 de Touro

Agosto

– 19/8 – Vénus a 17 de Virgem quadrada a Júpiter em Gémeos oposta a Saturno em Peixes e Júpiter quadrado a Saturno

Setembro

–  1/9 – Urano estacionário retrógrado a 27 de Touro

–  1/9 – Plutão retrógrado volta aos 20 graus de Capricórnio

– 7/9 – Sol oposto a Saturno a 16 de Virgem/Peixes

-18/9 – Eclipse parcial da Lua a 25 de Peixes

Outubro

–  2/10 – Eclipse anular do Sol a 10 de Balança

–  9/10 – Júpiter retrógrado a 21 de Gémeos

– 11/10 – Plutão entra directo a 29 de Capricórnio

– 28/10 – Vénus a 13 de Sagitário quadrada a Saturno em Peixes

Novembro

–  1/11 – Marte oposto a Plutão a 29 de Capricórnio

– 15/11 – Saturno directo a 12 de Peixes

– 16/11 – Sol oposto a Urano a 25 de Escorpião

– 19/11 – Plutão entra em Aquário

Dezembro

–  6/12 – Marte retrógrado a 6 de Leão

–  7/12 – Neptuno directo a 27 de Peixes

–  7/12 – Vénus conjunta a Plutão a 0 de Aquário

– 19/12 – Vénus trígono a Júpiter a 13 de Aquário

– 24/12 – Júpiter quadrado a Saturno a 14 de Aquário

– 30/12 – Oposição de Marte retrógrado a Plutão que dura até 6 de Janeiro de 2025 e se repete na ultima quinzena de Abril de 2025.

Por fim….. agora que o ano começa

Votos de um bom ano, este é o ano da transição para novas formas de organizarmos a vida pessoal e estarmos sujeitos a novas organizações políticas e sociais.  Cuidado com o que desejamos, pode sair pesado… Aquário, onde Plutão vai provocar grandes transformações até 2043, é o signo do colectivo, da sociedade, da liberdade, igualdade e fraternidade das revoluções do século XVIII quando Plutão esteve nesse mesmo signo pela última vez. Fecha-se um ciclo. Que o próximo resolva as desigualdades que ficaram por resolver…. Escrevam-me, contem como vão vivendo os trânsitos ao longo do ano!

Imagem e mais arte digital sinal dos tempos em https://www.teamlab.art

R.I Janeiro de 2024

Aulas e Consultas em 2024

As aulas começam na segunda feira 15 de Janeiro, por zoom as 21 horas. Pre-inscreva-se para as aulas de iniciação ou avançadas pelo email rositaiguana@mac.com

Informações  sobre os diferentes tipos de consulta para o mesmo mail rositaiguana@mac.com

R.I

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑