Energias para a Semana 21-28/1/24: O IMPERADOR IV E O JULGAMENTO / EÃO XX

Por Clara Days:

Ideias-chave: estabilidade e redenção; transformação controlada; regulação e perdão

Agora é preciso mais do que só equilíbrio: tudo tem que entrar em ordem. A chegada do Imperador às nossas vidas pede que encontremos a estabilidade pela regulação, cumprindo as regras e assumindo o espaço social como nosso lugar de expansão. Sobre isto paira, no entanto, a energia do Julgamento / Eão, com todo o seu potencial redentor.

O Imperador, além de Pai, é comandante: organiza, controla, regula. Que tudo siga conforme a lei e a ordem, eis a premissa. Não há margem para estados de alma, indecisões, ou sequer dúvidas, pois a vida é o que é e temos por obrigação gerir a situação, sendo a estabilidade o valor máximo. Ele é o guardião do status quo, um guardião ao mesmo tempo protector e exigente, que pune as infracções. Assim sendo, não valoriza a criatividade, antes a obediência. Sob a sua alçada, haverá paz e concórdia, nem que sejam conquistadas pela força, passe o paradoxo.

Este é um Arcano Maior pouco frequente nas nossas leituras semanais, talvez porque representa um tipo de estabilidade que não tem sido característico dos tempos recentes. Cheio de certezas e regras, o Imperador reina agora e seremos súbditos do seu reinado temporário. O número 4, o quadrado, representantes simbólicos de tudo o que é ou está estático, são os seus símbolos também.

Só que, neste momento, a energia superior e redentora do Julgamento ainda se não foi embora. Este Arcano tem sido presença mais frequente e veio influenciar-nos há duas semanas atrás, ressurgindo agora para inspirar de um modo mais complexo a postura quase primária do Imperador. Com o Julgamento / Eão espera-se um tempo renovador, que nos ponha em paz com o nosso passado e os seus erros. Ele representa o caminho de acesso a uma grande mudança que se anuncia e esse é um caminho onde cabe o perdão. Corresponde ao tempo em que nos elevamos acima do que é comum e iluminamos o que está para trás com um olhar superior, perdoando a nós próprios na exacta medida em que perdoaríamos a outros, em idêntica situação.

Como encadear as energias destes dois na sucessão das leituras feitas nesta página, nos tempos mais recentes? A ideia de uma mudança iminente tem pairado desde há algum tempo, mas ancorada em posturas mais de busca de equilíbrio ou de centramento. Isto é, tem havido anúncios de transformações maiores a que temos querido corresponder com criatividade e jogo de cintura, procurando não perder o pé. Agora, há um apelo à estabilidade, como se seja essa a estratégia do momento.

Ora, é do senso comum que a estabilidade não é coisa passageira, ou não seria estável. Portanto, ou este Imperador vem aqui anunciar uma fase diferente na nossa caminhada, ou teremos alguma dificuldade em atingir os seus propósitos, do pé para a mão.

Transformação e redenção, com a estabilidade por objectivo? Talvez seja por aí o caminho. O futuro confirmará ou desmentirá a sua validade.

Imagem Mystic Pallete Tarot, de Ciro Marchetti, 2021

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑