Esta é a semana dos Namorados e o dia de São Valentim promete ser intenso… com mais querer e poder do que receptividade e harmonia…. Se o que estiver em causa não for o amor mas sim levarmos por diante projectos de envergadura e impacto social, então esta é a semana para um arranque potente e transformador das condições. De facto, desde Janeiro Marte exaltado em Capricórnio tem vindo a permitir tomarmos os assuntos em mão, quebrar a ordem existente, ser proactivos na persecução de objectivos. No mundo isto tem-se traduzido em conquistas territoriais nas guerras em curso, em ataques as instituições e à corrida pelo sucesso em todas as frentes. Isto, de uma forma mais evidente e brutal do que o costume, alimentando assim o desígnio da conjunção do Nódulo Norte a Quíron em Carneiro – que Marte rege: é tempo de acção, acção que cure feridas de inaptidão, acção que mova montanhas com toda a força da ambição de vencer.
E eis que nesta semana, em que devíamos estar virados para o Amor, Marte sai de Capricórnio e entra em Aquário onde faz conjunção a Plutão, no grau zero, exacto, dias 13 e 14. Aquário é o signo dos grupos, do colectivo, da sociedade internacional, do que é global e unido por regras gerais passíveis de alteração pela revolução das ideias, da tecnologia, do impulso de liberdade. É um signo masculino sob a regência feminina de Saturno e masculina de Urano, é um signo fixo onde se sedimentam as propostas cardinais de organização enunciadas em Capricórnio. Só que agora, depois de nos últimos 16 anos, Plutão ter transitado o Capricórnio e des-construído muito de tudo o que parecia ser estável e garantido na ordem política e social, é no Aquário que tudo se joga. Esta nova era, que podemos dizer ter começado a 20 de Janeiro quando o Sol e Plutão entraram juntos em Aquário, desenvolveu-se na semana passada com Mercúrio conjunto a Plutão. Esta semana, nos dias 13 e 14, com Marte a entrar em Aquário conjunto a Plutão, vamos ver intensificado o desejo de controlo, poder, vitória, exacerbando naturalmente todos os conflitos em curso e implicando mais actores sociais, num mundo em profunda mudança.
Toda a semana Mercúrio, planeta da comunicação, em rota pelo Aquário faz quadratura a Urano em Touro, numa tensão que força mudanças de planos, traz disputas sobre quais os valores a defender que a todos beneficiem, num choque entre a inovação e o discurso que a possa vender. Tanto o Touro como o Aquário são signos fixos, um de Terra outro de Ar , mas desde 2018 que o co-regente de Aquário, Urano, está em Touro o que é sinal claro de que a sociedade tem de adoptar novos princípios, novos valores, novas tecnologias, novas liberdades que veremos concretizar no final de 2026 quando Urano entrar em Gémeos e fizer trígono a Plutão em Aquário. Para já, é de tensão em tensão entre o passado e o futuro que se vai trilhando caminho, sendo esta semana propícia ao debate ou conflito com a quadratura entre Mercúrio e Urano.
Vénus, o planeta do Amor, dos relacionamentos políticos, diplomáticos, financeiros, que rege o signo do Touro- e da Balança- está, até sexta feira 16, mais orientada para coisas práticas a longo prazo do que para o romance….Em trânsito em Capricórnio tenta concertar e trazer estabilidade às brechas instititucionais ou falhas de organização provocadas pela trânsito de Marte que a antecedeu. Está sempre atrás de Marte, numa órbita de conjunção que implica que antes da paz estará a guerra até que Vénus ultrapasse Marte no fim do mês, já com o Sol em Peixes conjunto a Saturno, num novo ciclo de responsabilidades e posturas ideológicas. Depois, no próximo sábado, dia 16, a conjunção de Vénus a Plutão e o seu ingresso em Aquário aumenta a sensibilidade humanitária, traz maior tolerância sem no entanto deixar de abalar pela sua energia de progresso e empenho social.
E assim parece terminar melhor do que começa esta semana em que chegamos a extremos para poder encontrar no inconsciente, no escondido, no secreto, a força radical para mudar . A Lua, as nossas emoções são tingidas de segunda a domingo pela energia dos Peixes, de Carneiro, de Touro e de Gémeos, do impulso de dissolução ao impulso de acção, ao impulso de materialização, ao impulso de comunicar tudo o que aprendemos nestes dias intensos. O lema, dias 13 e 14 deve ser o de lutar por melhor.
Imagem: tela do pintor mexicano Ricardo Fernandez Ortega
Aula sobre aspectos entre planetas, qualificação e interpretação segunda dia 12 as 20.45. Inscrições para rositaiguana@mac.com
CONSULTAS– mail para rositaiguana@mac.com
R.I









Deixe um comentário