Energias para a Semana 10-17/3/24: O MAGO I E O MUNDO / UNIVERSO XXI (COM A TEMPERANÇA / ARTE XIV)

Por Clara Days:

Ideias-chave: iniciativa e progresso, com moderação; improviso com perspectiva, combinando contrastes; pensamento, acção, mudança de etapa.

Volta o Mago e com ele a vontade de fazer acontecer, a todo o custo. Volta e vem com o Mundo, capaz de lhe ensinar a perspectivar as coisas em função do que foi e do que há de ser, com uma particular capacidade de síntese. Sobre eles paira a energia moderadora da Temperança, que lhes empresta mais criatividade, mas lhes trava o extremismo.

Com o Mago há sempre uma energia de começo, uma velocidade de pensamento que se quer traduzir em actos, sendo que esta vontade de concretizar se sobrepõe a quaisquer obstáculos, encontrando soluções inventivas mesmo onde não seria de esperar. Só acredita em poderes que possam ser traduzidos em actos e feitos. Ele é Mercúrio, juvenil e impaciente, de inteligência dominante.

O Mundo, ou Universo, alarga-lhe a visão e coloca-o a ver as coisas a partir de um patamar superior, fazendo a síntese conclusiva de uma etapa que estaremos capazes de ultrapassar. Fala de realização, de metas atingidas, separando o trigo do joio na análise do que se passou, pois só valoriza o que acha meritório e sabe atenuar os efeitos dos erros. Aprende e progride, em suma. É Saturno, pai do tempo, do lento crescimento que se atinge na maturidade.

Se com o Mago eu posso, com o Mundo alcanço. Visto deste modo, tudo parece muito optimista, mas sabemos que a vida nunca é exactamente assim. A capacidade de iniciativa do Mago tem sempre escolhos pelo caminho e o Mundo só consegue progredir porque estabelece prioridades. Falta-nos, no entanto, enquadrar nesta equação o terceiro elemento, a Temperança, ou Arte, que é o pano de fundo à frente do qual se desenrola a acção.

A Temperança vem relativizar isto tudo, amortecendo os excessos e reforçando a componente criativa. Traz a diplomacia consigo, procurando transformar contrastes em combinações.

Até que ponto conseguiremos trabalhar com estes três para fazer a nossa vida avançar, esse é o problema. Mas certamente haverá uma melhor capacidade de entender as circunstâncias de cada um, o que lhe permitirá activar a sua criatividade e espírito de iniciativa, numa perspectiva de mais longo prazo.

Há no ar uma energia que une os fins e os princípios, com a qual podemos trabalhar. Abrem-se portas, caminhemos por elas.

Imagem : 5 Cents Tarot, de Madam Clara, 2021

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑