Energias para a Semana 2-9/6/24: O LOUCO 0, A SACERDOTISA II E A JUSTIÇA / AJUSTAMENTO VIII / XI

Por Clara Days:

Ideias-chave: (re)começo, intuição e compromisso; espiritualidade ingénua com intenção de acertar; ajeito-me à vida, impulsiva e sentidamente.

Estranha combinação esta que nos inspira hoje, em que o Louco, com a sabedoria infinita da criança ainda ignorante, balança entre a sensibilidade intuitiva da Sacerdotisa e o desejo de pesar e medir os factos da vida de forma a vivê-los na maior correcção possível.

Uma coisa têm em comum Louco e Sacerdotisa: são pouco racionais. Tudo o que fazem é ditado por forças internas inexplicáveis, impulsivas num e intuídas pela outra. No entanto, no Louco vive uma eterna criança capaz de se deslumbrar com tudo o que acontece, sempre confiante nos passos que dá, sem medir riscos ou considerar impedimentos, enquanto a sabedoria da Sacerdotisa é resultado de vivências e experiência, que impregnam o seu subconsciente e se manifestam em sonhos, fantasias ou no que designamos por intuição. Ele é pulsão exteriorizada, acção impensada, ela nocturno sossego e meditação. Como se articulam, então?

Vem a vida – aqui representada pela presença do Ajustamento, ou Justiça – e impõe as suas circunstâncias, a que precisam de se adaptar. Esta é a componente de realidade necessária, que lembra as consequências de cada decisão, que fala do retorno para o gesto ou a intenção. Há que tentar equilibrar os pratos da balança, entre o que se quer, o que se pode e o que se deve fazer. A Justiça representa a sensatez e estes exercícios de racionalidade são uma aprendizagem necessária para o Louco, quase dolorosa para a Sacerdotisa.

Deixados a sós, Louco e Sacerdotisa têm dificuldade em gerir uma vida onde haja problemas. Funcionam em ambiente propício, mas podem dar-se bem mal se as coisas se dificultam. A Justiça dá-lhes a capacidade de se acomodarem às reviravoltas do meio, mas fere-os na sua espontaneidade e inquieta-lhes a tranquilidade.

Bem ou mal, estamos perante energias de combinação complexa. O primeiro, Arcano Zero, é o potencial absoluto, sem regras nem restrições; a Sacerdotisa é a mente em calma, feminina e receptiva; o Ajustamento simboliza a responsabilidade e a capacidade de reorganizar a existência. Na representação da Astrologia, o Louco corresponde ao elemento Ar ou ao Planeta Urano, a Sacerdotisa à Lua e a Justiça ao signo Balança.

Sermos capazes de preservar a espontaneidade e respeitar a necessidade de interiorização no meio do campo de forças a que cada um de nós tem de se ajustar, eis o segredo.

Oiçamos o Louco e demos-lhe algum espaço. Reservemos para a Sacerdotisa tempo de solidão. E ajustemo-nos à vida, pois que remédio…

Imagem 1: Anima Mundi Tarot, de Megan Wyredeweden, 2017

Imagem 2: Tarot of the Sevenfold Mystery, de Robert M. Place, 2021 (2ª ed.)

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑