Por Clara Days:
Ideias-chave: auto-análise redentora; auto-conhecimento e perdão; introspecção transformadora.
É preciso parar para pensar, é preciso que eu pare e me foque em mim para me conhecer melhor, para me analisar. Esta semana, com a visita conjunta do Eremita e do Julgamento, é tempo para eu conseguir compreender-me, perdoar-me e ultrapassar o que me possa ter paralisado até aqui.
O percurso de auto-conhecimento que o Eremita nos propõe é lento, paciente e meticuloso: simbolizado astrologicamente pelo signo de Virgem, este Arcano Maior representa um tempo de introspecção detalhada, que se foca, um por um, em cada ponto do meu percurso pessoal, como se mais nada houvesse para fazer ou pensar.
“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses” é o pensamento socrático que preside a esta atitude de auto-centramento, que vai do particular para o geral, que procura dentro de nós as razões e as explicações que nos permitirão compreender o que nos rodeia. Mais ainda hoje, quando o Julgamento vem também emprestar a sua energia redentora, que procura retirar conclusões a partir do passado para perspectivar o futuro.
Como atrás já disse, preciso de conhecer-me melhor para poder compreender-me, perdoar-me nas falhas, como perdoaria aos outros em circunstâncias idênticas, e assim conseguir as bases para ultrapassar o que quer que se passe na minha vida que me tenha tolhido ou limitado até aqui. Do particular para o geral, focando-me nos detalhes para encontrar o todo, num recolhimento produtivo e solitário. Iluminado pela lanterna do Eremita, paciente e laboriosamente, vou perscrutar os cantos da minha memória para encontrar o que precisa de ser analisado, reparado e, se possível, melhorado.
É que não podemos esquecer a mensagem renovadora e a intenção transformadora da energia do Julgamento, ou Eão. Associado astrologicamente à energia de Fogo e a Plutão, capaz de transmutação, este é o Arcano Maior que permite que eu encete o caminho de acesso à mudança. Assim, ao auto-conhecimento que o Eremita me traz associo o poder de me absolver pelos erros passados, sabendo transformá-los em aprendizagens para o futuro.
Será porventura uma semana de mais recolhimento e solidão, mas de onde podem sair os vislumbres de caminhos novos para mim. Se eu for capaz, vai valer a pena.
Imagem : Law of Attraction Tarot, de Lo Scarabeo, 2012

Deixe um comentário