Por Clara Days:
Ideias-chave: afirmação pessoal com auto-controle; orgulho e gentileza; vitalidade e individualidade.
O Sol volta às nossas leituras, após um longo interregno, e com ele a vontade de mostrarmos quem somos, como somos, sem reservas nem receios. Com ele vem também o entusiasmo moderado da Força, convocando o auto-domínio.
Ter o Sol a inspirar-nos acorda sempre em nós a confiança, como que uma necessidade de expansão. Este Arcano Maior, na medida certa, dá-se aos outros para os iluminar, mas em excesso pode queimar e destruir. A energia do ego pode afirmar-se em pleno e esta postura tem provavelmente andado a faltar-nos, nos tempos recentes. Mas também vem tamisada pela capacidade de auto-controle que caracteriza a Força, desta vez.
Com a Força o meu entusiasmo natural pode ser dominado pela consciência e a razão, revelando-se sem excessos. Há nesta energia um respeito pelo instinto, pelas minhas reacções mais primárias e espontâneas, dominadas na sua manifestação. A Força é a fera amansada, gentilmente dominada pela vontade e pelo bom senso.
Já era tempo de podermos mostrar-nos aos outros e afirmar a nossa essência às claras, com autenticidade. Conseguirmos isso em respeito pelas reacções mais espontâneas e instintivas, mas com a moderação da razão, será um grande progresso. Temos sido essencialmente acompanhados por energias contidas e reflexivas, agora parece abrir-se, neste começo de estação, um tempo mais expansivo da personalidade. Mas há que sempre lembrar o risco dos excessos, quer da auto-confiança, quer dos ímpetos naturais.
De qualquer maneira, a combinação destas duas influências traz-nos uma capacidade de abertura e afirmação que tem tudo para ser bem sucedida, assim saibamos tirar partido das qualidades que os Arcanos em presença nos emprestam. O Sol representa ao mesmo tempo individualidade, consciência e espiritualidade, enquanto que à Força correspondem características como vitalidade, ímpeto e entusiasmo, controlados. Estarmos à altura destas qualidades, eis a questão.
Here comes the Sun…
Imagem : Midcenturian Tarot, de Madam Clara (Clara Vaduva), 2016

Deixe um comentário