Faz-se sombra, faz-se luz: Semana de Eclipse e Equinócio

Um eclipse parcial da Lua e o equinócio de Setembro animam os Céus esta semana e com eles novas partidas, arranques e re-orientações no nossa narrativa pessoal e percurso colectivo.

A Lua, símbolo das nossas emoções/intuições e amarras emocionais entra esta segunda feira em Peixes a caminho de, na quarta feira, em que devia estar cheia, ser ofuscada pelo Sol no signo oposto em Virgem, depois de ter feito conjunção a Saturno e antes de uma conjunção a Neptuno e outra ao Nódulo Norte em Carneiro. Como é no escuro que damos conta da luz que nos faz falta, é nos eclipses da Lua -e neste em particular por ser em Peixes – que realizamos o que emocionalmente nos gasta, desgasta e afasta do nosso propósito porque- por ser em Peixes e conjunto a Neptuno – não definimos fronteiras sérias ao que nos rodeia e nos afecta negativamente.

Essa demarcação de fronteiras é parte fundamental deste processo astral em curso pontuado por este eclipse na quarta feira, depois pelo equinócio e entrada do Sol em Balança no domingo e de seguida por novo eclipse, desta vez do Sol em Balança na Lua Nova do próximo dia 2 de Outubro. Trata-se de uma sequência de eventos ou constatações que nos levam a integrar que, para estar em relação, temos de respeitar os nossos limites assim como os dos outros. Nesta quarta feita percebemos onde estávamos a dar de mais. No ingresso do Sol em Balança no domingo- pelos aspectos que faz- definimos o nosso lugar nessas relações. No eclipse do Sol dia 2 – também pelos aspectos, que faz temos de incorporar o novo modo de estar, cortando laços desnecessários pendentes e definindo novas bases de segurança emocional. No entanto, o que é importa é encontrar equilíbrio pessoal e nas relações e trabalhar esses equilibrios para enfrentar as conflitos que, do colectivo, nos podem vir a afectar a vida.

Ou seja, é uma semana emocionalmente intensa e que pode trazer algum sofrimento se não estivemos disposto a abrir mão de pieguices e controlos já o o único controlo que nos é pedido é sobre as nossas próprias reações. O que é simpático é que também toda a semana Vénus em Balança continua em trígono a Júpiter em Gémeos e é possível conversar sobre paz e entendimento, vendo os vários ângulos das questões.

No entanto, no domingo 22, solstício, em que a duração do dia é igual à duração da noite – daí esse reflexo de equilíbrio entre o Eu e o Outro ou quaisquer outros opostos – Vénus regente da harmonia e dos valores seguros chega ao último grau de Balança em quadratura a Plutão retrógrado em Capricórnio. Isto é um teste forte ao que nos é importante. Vénus está também em quincúncio à Lua conjunta a Urano retrógrado em Touro. No amor, nas economias pessoais, nas bolsas financeiras, na diplomacia, nos jogos de poder é tempo de surpresas e golpes súbitos. Já desde o dia a seguir ao eclipse, a 18, que a Lua transitou primeiro pelo Carneiro fazendo conjunção ao Nódulo Norte e ao Quíron tocando nos pontos de afirmação e timidez da nova atitude para de seguida entrar em Touro onde a inquietação vai para as consequ~encias materiais dos processos de mudança até que no solstício a 22 faz conjunção a Urano , depois trígono a Plutão e entra em Gémeos, sinal de que fizemos todo o caminho de libertação de velhos valores e estamos abertos ás novas hipóteses que se abrem. As sementes de mudança hão de ficar confirmadas no eclipse de Lua Nova em Balança no dia 2 de Outubro.

Uma boa semana! Bons fins e bons começos! E não nos esqueçamos que os eclipses vão revelando as suas influências ao longo dos meses…. assim, é em Março do próximo ano que podemos contar com novos desenvolvimentos derivados do que agora se passar…. com novos eclipses resposta, em Virgem e em Carneiro.

R.I

Pode apoiar este site com um donativo AQUI

Consultas – email para rositaiguana@mac.com

3 thoughts on “Faz-se sombra, faz-se luz: Semana de Eclipse e Equinócio

Add yours

  1. 22 setembro = equinócio mas magnífica análise, exatamente o que tenho sentido pessoalmente, possivelmente também por ter Plutão quadrado a Vénus. Obrigada pela transmissão da sua sabedoria, Rosita 🙂

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑