Energias para a Semana 22-29/9/24: A FORÇA / ENTUSIASMO VIII / XI E A TORRE XVI

Por Clara Days:

Ideias-chave: destruição e auto-controle; desabar de certezas, instinto e razão; derrocada que pede auto-domínio.

Os dias de desassossego continuam. É difícil ter certezas, pois elas desmoronam-se e deixam a nu uma realidade em transformação com que precisamos de lidar. A acção conjunta da Torre e da Força convoca em nós a necessidade de manter algum equilíbrio perante a mudança brusca.

Antes do mais, uma reflexão sobre a instabilidade das cartas nestas semanas recentes. Uma após outra, são cartas que se dispersam nas suas mensagens e propósitos. É como se não haja um rumo certo para nos orientarmos, como se tudo esteja inseguro, desta vez mais ainda, com o surgimento duma Torre que anuncia sempre o desabar dos muros que nos protegiam, ou atrás dos quais nos escondíamos da realidade para que não nos sentíamos preparados.

Com a Torre Fulminada, não há como evitar uma boa dose de destruição súbita. Embora eu defenda que isso é potencialmente bom, pois nos coloca perante um horizonte mais vasto de possibilidades, traz sempre ansiedade associada. Há que enfrentar a desarrumação total do que tínhamos por certo e seguro, dum modo brusco e que se torna sempre confuso. Enquanto a “poeira” não assenta, sentimos que perdemos o Norte, estamos perdidos. É preciso activar a calma e a paciência e deixar que a situação se clarifique, pois abre mais soluções, que antes não éramos capazes de encontrar.

A acompanhar este Arcano sempre desestabilizador, a Força traz consigo a dicotomia que carregamos entre o nosso sentir e reagir instintivos e a capacidade de racionalizar e dominar uma reacção desajustada. A Força vai buscar à fera que mora dentro de nós a sua vitalidade e poder, mas é capaz de domesticar o seu comportamento. Traz-nos entusiasmo, mas este é mantido sob controle.

Vejamos agora os dois arcanos em articulação. Primeiro, Torre desaba, deitando abaixo o que parecia ser sólido e que nos dava amparo: as certezas, as convicções, as relações… O mais natural é que a reacção instintiva (a da fera) seja de pânico e provoque uma fuga desenfreada, ou paralisia temerosa. Será preciso muito auto-domínio, teremos de saber dar o tempo necessário para as coisas se voltarem a clarificar, porque isso vai acontecer. Estejamos preparados.

Este Equinócio de hoje traz tempestades pessoais, está visto. Desejo que cada um saiba lidar com isso, preservar a sua autenticidade no meio dos escombros e aproveitar as novas paisagens que a bonança que se segue vai mostrar.

Imagem : 5 Cents Tarot, de Madam Clara, 2021

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑