Impossível anunciar uma semana pacata… É nos signos cardinais que tudo se joga antes, durante e depois de uma Lua Cheia, na quinta feira, com Plutão directo, Mercúrio e Vénus a mudarem de signo e Marte como grande agitador…. Os signos cardinais são os signos de acção e é por isso de acção que está cheia a semana. Mas será que essa acção é pacífica? Não parece…. e são vários os aspectos que nos podem levar a uma leitura de potencias conflitos nesta fase final de Plutão em Capricórnio, com um cometa que não passava nos Céus desde o tempo dos Neendertal e explosões solares a bombardear a Terra, que a NASA considera “extremas”!
O Sol em Balança começa a semana em oposição a Quíron em Carneiro, em quadratura a Marte em Caranguejo e já na órbita de quadratura a Plutão em Capricórnio. É esta grande quadratura nos signos cardinais -aos quais se junta no dia 17 a Lua Cheia oposta ao Sol -que ilustra uma gigantesca tensão entre a harmonia/ paz que desejamos, a necessidade de defender os interesses domésticos ou nacionais, a insatisfação com o que de facto podemos fazer e o confronto com a derrocada de muitas das estruturas que tínhamos como certas, pessoais e colectivas: um mundo a mudar e o esforço para que mude em nosso favor – o que é provavelmente contrário ao desejo do parceiro pessoal ou internacional…
O movimento dos planetas desta semana vai pontuando o desenrolar desses confrontos já em marcha e anuncia um pico maior em cima da próxima Lua Nova, a 1 de Novembro, já em Escorpião, com os seus dois regentes, Marte e Plutão em oposição do Caranguejo para o Capricórnio. Uma Lua Nova é um arranque de ciclo, em Escorpião trata-de de um ciclo intenso de mergulho nas profundezas ou sombras pessoais e colectivas, no uso do poder cego nas relações, nas finanças, na guerra, na pulsão de morte e sobrevivência.Este aspecto é particularmente relevante no horóscopo dos EUA, em vésperas das eleições dia 4 exacerbado o potencial de acções individuais – Marte em Caranguejo – contra as forças de organização do estado – Plutão em Capricórnio e fazendo-se sentir no eixo Meio do Céu fundo do Céu do horóscopo de Israel. Nas nossas cartas astrais devemos procurar onde está o grau 29 de Capricórnio, de Caranguejo, de Balança e de Carneiro, em que casas estão, se temos algum planeta pessoal nesse grau ou perto, que aspectos fazem a outros planetas e assim entenderemos onde está a luta pela mudança, na defesa do interesse pessoal e o que se lhe opõe. Marte tem um papel crucial desde a Lua Nova passada até Maio do próximo ano e pode ler aqui um post anterior com o seu calendário de acção
Mas até ao fim do mês e essa Lua Nova em Escorpião no dia de Novembro há mais aspectos difíceis a ter em conta…. Na tela de fundo está uma semi-quadratura entre Plutão e Saturno, marca de imensa teimosia, resistência, resiliência que agem como forças de bloqueio em cujo campo de acção se agitam as tensões dos planetas em choque nos signos cardinais. Outra constante são as quadraturas de Júpiter a Saturno e a Neptuno, verdadeiros apelos ao pragmatismo, noção da realidade e procura do verdadeiro sentido da vida. O caminho passa sempre pela acção individual, iniciativa entusiasta, com o Nódulo Norte em Carneiro mas, como Marte seu regente está em Caranguejo, o caminho é trilhado com a força das emoções, de forma oscilante, na busca de segurança no que é familiar, tradicional, conservador, nacional.
Vénus em oposição a Urano, do Escorpião para Touro, até à Lua Nova, é outra ameaça à estabilidade financeira e promessa de surpresas na área das moedas digitais ou novos valores alternativos. De seguida Vénus ingressa em Sagitário na sexta feira e o desejo de investir em grandes projectos, não tem limites- apenas os que uma quadratura por signo a Saturno em Peixes vão gradualmente sendo revelados, ou seja, há que ter as ideias arrumadas se não perdemo-nos pelo caminho. Também Mercúrio em Escorpião a partir de segunda feira condiciona a nossa lógica e comunicação com considerações instintivas mas a capacidade de concentração é imensa e ganhar poder pode ser uma obsessão.
Ainda é preciso salientar a conjunção da Lua a Saturno na segunda feira, a conjunção ao Nódulo Norte na quarta, a oposição ao Sol na Lua Cheia e quadratura a Marte e Plutão na quinta, a oposição a Mercúrio na sexta, a conjunção a Urano no sábado. Marcos de emoções resfriadas, inquietação sobre como agir, tensão máxima entre o Eu e os Outros, inseguranças materiais e reações inesperadas. Tudo temperos fortes para uma semana que pede cabeça fria e distância face às muitas brechas que se parecem estar abrir na nossa velha estabilidade.
Plutão entrou directo no último grau de Capricórnio e ingressa em Aquário em Novembro onde vai ficar os próximos 20 anos. Falei com a Carina Coelho da Tribo Astral sobre o que poderiam ser as revoluções que Plutão aí preconiza e a conversa está acessível neste link do You Tube.
Que a semana seja a melhor possível!
É leitor regular? Gostou? Pode apoiar este site com um donativo AQUI
Consultas – email para rositaiguana@mac.com
Imagem: Foto da Nasa de explosão solar
R.I.








Deixe um comentário