Durante esta semana, em vésperas da Lua Nova, seria tempo de descansar, tentar encontrar alguma paz depois dos tumultos da Lua Cheia de dia 17, entregar aquilo sobre qual não temos controlo e escolher as sementes de mudança que queremos lançar, quando a Lua e o Sol se unirem em Escorpião no próximo dia 1 de Novembro. Esse objectivo de observação, reflexão, distância e preparação vai, no entanto dar algum trabalho…
A Lua termina, na segunda feira 21, a conjunção a Júpiter e trígono ao Sol que nos ajuda a ver a variedade de opções possíveis. No dia 22, terça feira, entra em Caranguejo, signo da segurança emocional, familiar, nacional que sentimos posta em causa com a quadratura em simultâneo do Sol no último grau da Balança a Plutão no último grau de Capricórnio. São alianças ou acordos que são postos em causa, figuras de autoridade que a podem perder, conflitos de ego, a justiça a braços com forças ocultas… Interrogamo-nos sobre o grau de protecção que sentimos ou sobre o estado da casa ou do país e agarramo-nos à potencial lógica de Mercúrio em trígono a Saturno para analisar a luz dos nossos ideais, como alcançar estabilidade. Tudo se complica a 23, quarta feira, em que a Lua faz conjunção a Marte e horas depois oposição a Plutão , ambos os regentes de Escorpião onde o Sol ingressa no mesmo dia. Ou seja, a partir de quarta feira é muito mais premente termos controlo sobre nós próprios e sabermos largar aquilo que não está nas nossas mãos definir. As emoções estão à flor da pele e apesar de Marte estar debilitado em Caranguejo, isso não o faz perder impacto, apenas condiciona a sua força a factores emocionais ou nacionalistas.
Um parentesis aqui para a oposição de Marte a Plutão que se vem a formar e fazer sentir desde a Lua Cheia de 17 e que fica exacta três vezes durante os próximos seis meses, um verdadeiro metrónono ao ritmo do qual, com violência ou no mínimo imensa tensão vamos passar a viver sob Ceús de Fogo e Ar em vez de Terra e Agua. A primeira conjunção exacta é nos dias 2 e 3 de Novembro, na véspera da eleição americana, com Marte em Caranguejo e Plutão em Capricórnio a confrontarem-se na defesa do território e da tribo e a querer por fim à ordem existente. A segunda é na passagem do ano até 3 de Janeiro com Marte já em Leão e Plutão em Aquário, nos dias em que os Certificados de voto devem ser entregues no Congresso dos EUA e a última, nos mesmos signos, a 25 e 26 de Abril. Só a seguir, em Maio e Junho é que Saturno e Neptuno se encontram em Carneiro, signo que Marte rege, na altura em este, em Leão, está em órbita de quadratura a Urano em Touro, na terceira semana de Junho… Servem estes dados para indicar tempos charneira nas imensas perturbações na vida colectiva que podem ocorrer do equinócio de Setembro 2024 ao equinócio de Junho 2025. Individualmente pode ser o tempo de, com o possível controlo e responsabilidade pessoal, fazermos o que tem de ser feito para atingir, a médio prazo, objectivos de liberdade, respeito pela igualdade e sustentabilidade, os valores de Plutão em Aquário com Urano em Touro. Colectivamente espera-nos a transformação ruidosa de muitos dos pilares e mapas politicos e de organização financeira a que estamos habituados.
Voltando à semana e sempre sem esquecer este pano de fundo da oposição crescente de Marte em Caranguejo, emocional e sem regras a Plutão retrógrado em Capricórnio a acabar a sua agenda de transformação profunda da ordem pessoal, financeira e internacional, temos dia 24 a quadratura da Lua já em Leão ao Sol em Escorpião com Vénus a entrar na orbita de quadratura a Saturno. Resultado: tensão entre o que queremos mostrar e o que temos de calar, entre dramatismo e superação, e entre a esperança e os limites na materialização das ideias ou ideais. Essa inquietação sobre a identidade e futuro perdura até à tarde de Sábado, quando a Lua entra em Virgem onde está também domingo e segunda. Mercúrio seu regente está em Escorpião e há que dar importância e aprofundar, não as questões de valor do Ego mas sim as contas, os detalhes, a edição do plano que vamos ter de lançar na Lua Nova dia 1 sob o signo do Escorpião. No fim de semana já Vénus está em quadratura exacta a Saturno e toda a contenção de despesas ou entusiasmos é recomendável… As datas são as que são mas o que fazemos nelas depende do nosso grau de consciência do que está em jogo…
É leitor regular? Gostou? Pode apoiar este site com um donativo AQUI
Consultas – email para rositaiguana@mac.com
Uma Boa Semana
R.I.









Deixe um comentário