Por Clara Days:
Ideias-chave: diplomacia e autoconhecimento; paciência e cooperação; ponderação e orientação.
As energias desta semana apresentam-se mais contidas e tranquilas, como se para recuperar dos balanços recentes. Será que isto prenuncia um novo ciclo, menos turbulento?
O regresso da Temperança vira-nos para a vida comum numa busca de cooperação e equilíbrio, procurando combinar os elementos contrastantes dum modo potencialmente novo. Esta é uma energia ponderada e criativa, capaz de fazer alinhar para a mesma direcção forças que se contradiziam. A sua arte alquímica transforma, ao combinar os contrários, numa forma superlativa de diplomacia.
Desta vez está a Temperança / Arte acompanhada pela energia tranquila e autocentrada do Eremita, que tem vindo aqui recorrentemente nos tempos recentes. É um apelo ao autoconhecimento, à focagem interna para compreender as nossas contradições por dentro, indo até à origens mais profundas e escondidas.
A presença conjunta destes dois arcanos maiores convida-nos a funcionar de modos bem diferenciados, na vida íntima e na vida pública. Intimamente, precisamos de ser capazes do exercício sistemático da introspecção, como método de autoconhecimento que nos traga mais força e maturidade. Este é um trabalho de paciência e zelo, feito no silêncio dos momentos solitários. Quem sou eu, verdadeiramente? O que me move, o que me assusta, o que me motiva? Desde quando? E porquê? Cada um tem de encontrar as suas respostas, para poder progredir de alguma forma.
Mas lá fora, na praça pública, tem cada um de aprender a ser moderador criativo dos contrastes entre os mais. Certamente, porque estamos na companhia interna do Eremita, que estas soluções têm de ser compatíveis com a nossa essência, a nossa verdade maior, mas não deixam por isso de pretender realizar a síntese produtiva dos contrastes em presença. Essa será a verdadeira Arte.
Temos, pois, pela frente a tarefa de nos auto-analisarmos, para intervirmos junto dos outros de modo a encontrar saídas novas que façam um encontro, não somente entre os contrários em presença, mas também com a nossa essência verdadeira. Não me parece que seja tarefa fácil ou rápida, talvez o início de uma nova atitude, quiçá o prenúncio do novo ciclo que referi no início deste texto.
Cabe a cada um focar-se e saber moderar a sua intervenção, encontrando a justa paciência e dedicando tempo a todos estes exercícios de inteligência e maturidade.
Uma boa semana para todos!
Imagem : Influence of the Angels Tarot, de Jody Boginski Barbessi, 2018

Deixe um comentário