A semana tem dois eventos astrológicos relevantes em paralelo com as tensões que já conhecemos como pano de fundo. Uma Lua cheia em Touro no dia 15 conjunta a Urano e a entrada de Saturno directo no sábado 16 vão certamente trazer surpresas e acelerar os processos de reorganização pendentes. Esta Lua Cheia é a quarta Lua cheia seguida muito próxima da Terra. Vê-se maior, chamamos-lhe Super Lua e, por estar mais cerca, a sua influência é maior seja nas marés ou eventos naturais que podem ser considerados dramáticos mas que não deixam de fazer parte da dinâmica da relação entre nós e o nosso satélite.. No Touro a Lua exaltada quer estabilidade, segurança, riqueza económica, conforto e que nada mude – o Touro é um signo fixo. Em grau oposto, o Sol em Escorpião – outro signo fixo não relaxa enquanto não tem o controlo de tudo, por isso descobre o que está escondido, aprofunda as questões de sexo, heranças, poder e tem nas finanças privadas e públicas um instrumento desse controlo. Na sexta feira dia 15 a Lua está conjunta a Urano -que se opõe ao Sol até dia 17, em que Saturno entra directo. Urano traz inovação, revelação, ruptura, liberdade e.. instabilidade. Conjunto à Lua, tira-nos, pela força, de qualquer rigidez, amarras, assento que tenhamos em prol de corrigir o rumo a que a oposição ao Sol obriga. O que é meu? O que é que eu valorizo? Que me querem obrigar a valorizar? Que mudanças de financiamentos? Que mudanças de poder? E a Terra, a agricultura e a ecologia que Touro simboliza onde a Lua em trânsito se interroga sobre as ameaças e crise climática, como vai ser valorizada? Vénus em Capricórnio rege a Lua Cheia, Marte em Leão e Plutão no último grau- o anarético de Capricórnio regem o Sol em Escorpião. Saturno retrógrado em Peixes é por isso quem determina a revisão dos sonhos, estado de espírito, ideais, ou criatividade ou políticas de interesse universal que devemos por em marcha a partir de sábado 16 em que entra directo, depois do confronto da véspera, dia 15, entre o ter e o haver da Lua Cheia em Touro.
Um parêntese aqui para as questões financeiras que podem ser foco desta Lua Cheia e para as estruturas que as regem. Recordemos que, em 2007/2008, quando Plutão – simbolizando as finanças – entrou em Capricórnio – simbolizando as estruturas políticas e financeiras – deu-se a crise dos empréstimos de alto risco – subprime -que levou ao colapso de bancos e às dívidas soberanas de muitos países- entre os quais Portugal. Em simultâneo nascia a Bitcoin. Plutão vai sair de Capricórnio e entrar em Aquário para a semana, dia 19. É como se esta Lua Cheia conjunta a Urano em Touro fosse uma chamada de atenção para o que falta re-estruturar da velha ordem financeira e o caminho que é preciso abrir para novos valores, novas moedas de referência, a digitalização e descentralização que Plutão em Aquário regido por Saturno e Urano sugere. Saturno ao entrar directo no dia a seguir à Lua Cheia é indicador que depois do abanão podemos começar a dar forma ao que considerarmos ser o sistema ideal que desde Julho estava em compasso revisão e espera – talvez dos resultados das eleições nos EUA….No mesmo dia em que Saturno entra directo, sábado 16, a Lua faz conjunção a Algol, a estrela fixa de mau nome e a recomendação é não perder a cabeça!
O pano de fundo é o mesmo a que temos vindo a estar sujeitos: 1- uma semi-quadratura entre Saturno e Plutão que torna tudo mais difícil; 2- uma oposição entre Marte e Plutão- agora fora de signo -e que se repete em grau exacto a 3 de Janeiro e a 26 de Abril próximo (simboliza o interesse individual em confronto com as mudanças em curso nos sistemas, muitas das quais até nem temos conhecimento dado o segredo que Plutão sempre envolve) e que pode trazer instabilidade social; 3- uma quadratura entre Júpiter e Saturno que dura até Junho 2025 e que obriga a refinar objectivos; 4 -uma quadratura entre Mercúrio em Sagitário e Saturno em Peixes, exacta esta semana na terça feira 12 que obriga a disciplina mental, não permite mentir nem nos pode deixar sucumbir ao pessimismo. No dia 12, também Vénus entra em Capricórnio e o qu devemos procurar e organizar relações e dinheiros a pensar no longo prazo.
Uma Boa Semana e ..nada de improvisos….
R.I
Consultas: email para rositaiguana@rositaiguana.com
Próxima aula: segunda feira 25 de Novembro: O final do ano 2024: trânsitos e preparação para 2025.










Deixe um comentário