Lua Nova Sagitário: Que princípios a seguir?

Em que é que acreditamos? Que ideia de futuro? Que verdade a defender? Pela justiça, pela força ou pela convicção? São estas as grandes questões da semana, com Mercúrio a entrar retrógrado em Sagitário na terça 26 e uma Lua Nova também em Sagitário no domingo, dia 1 de Dezembro.

Desde dia 21 que o Sol está em Sagitário o que simboliza os pés na Terra, a mente alerta e a capacidade de disparar a flecha na direcção de novos horizontes onde possamos encontrar a verdade, síntese das hipóteses do signo que se lhe opõe que são os Gémeos, sem a fantasia dos Peixes nem a prisão ao detalhe da Virgem, os signos que lhe fazem quadratura. (Para melhor entender em que área de vida se vão manifestar em particular estas energias da semana, basta olha para a nossa carta astral e ver em que casa do horóscopo temos o primeiro decanato de Sagitário, os planetas que lá estão e aspectos a eles).

Júpiter, o planeta que rege o Sagitário e o primeiro decanato deste signo está retrógrado em Gémeos, por isso no signo oposto à posição do Sol, de Mercúrio e da Lua Nova. Júpiter retrógrado em Gémeos, desde meados de Outubro até ao fim da primeira semana de Fevereiro de 2025 recomenda uma viagem interior, o estudo das nossas próprias ambivalência e das contradições que se nos deparam nos meios de comunicação ou em quaisquer fontes de informação. Em vez de disparar em todas as direções, investir em múltiplas frentes, este trânsito pede reflexão sobre a verdade que deve guiar as nossas escolhas, pondo assim o ênfase na abertura de consciência e não nas possibilidades que se nos deparam. Mercúrio, ao entrar também ele retrógrado na terça 26 em Sagitário acrescenta aos trabalho de introspecção de ambivalência os de re-avaliação de posições defendidas e investimentos ou defesa de princípios. Podemos tentar lembra-nos dos entusiasmos do princípio de Junho em que Mercúrio fez conjunção a Júpiter em Gémeos e pensar o que correu bem ou mal e como podemos agora repensar os processos.

A Lua Nova em Sagitário no dia 1 de Dezembro está intimamente ligada a esses eventos de Junho já que ocorre exactamente no grau oposto dessa conjunção Mercúrio Jupiter de há 5 meses atrás. As Luas Nova são tempos de semear, de novos começos, de deixar para trás as agruras do passado e com a convicção neste caso do Sagitário, investir num futuro de verdade, e isto com os trabalhos de revisão da matéria a decorrer. O grande trígono de Fogo entre Marte em Leão, o Sol em Sagitário e o Nódulo Norte em Carneiro, na quarta 27 é o preâmbulo dessa atitude de defesa daquilo em que acreditamos queremos conquistar. Claro que as guerras em curso no mundo se enquadram bem nestes trânsitos de empolgamento de energias de acção mas essas mesmas forças também podem ser usados para que defendamos a nossa identidade sem estragar a vida dos outros. Os limites são dados pela quadratura de Saturno a Júpiter e a Mercúrio mas a sua semi-quadratura a Plutão bloqueia muitos desenvolvimentos positivos. Esta Lua Nova ocorre em conjunção ao ascendente dos EUA.

Segunda, terça e quarta a Lua em Balança faz-nos interrogar sobre as possibilidade de justiça, paz ou equilibrio das relações. Quinta, sexta e na manhã de sábado é a força que está em causa, com a Lua em Escorpião que nos defende quando atacamos ou temos controlo total das situações. Sábado à tarde entra em Sagitário para que possamos respirar fundo e lançar as bases do próximo mês lunar visualizando a verdade e as convicções com que queremos viver, mesmo que ainda em processo de re-avalição com Júpiter e Mercúrio retrógrados…

Imagem gerada por I.A.

Uma Boa Semana

AJUDE A MANTER ESTE SITE! CONTRIBUA!

PAYPAL   CLIQUE AQUI PARA FAZER UM DONATIVO  

OBRIGADA!

R. I.

Consultas : email para rositaiguana@mac.com

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑