Quando se olha para os mapas da semana e são mais as linhas azuis- trígonos e sextis que saltam à vista, cansados de más notícias, a tendência é para rapidamente projectarmos perspectivas optimistas, que as coisas vão fluir e que oportunidades não faltarão. Mas não é bem assim. Quando começamos a olhar para as posições dos planetas, sabemos de onde vêm e para onde vão, continua a não ser fácil ter um olhar ligeiro sobre os tempos. Esta é uma semana de mudanças profundas na ordem social, política e financeira do mundo, o arranque de algo de novo resultado da conjunção do Sol a Plutão ao entrar em Aquário, coisa que não acontecia desde 1777/1778. Mais sobre isto AQUI. São mudanças de poder, mudanças de chefias, como nos eclipses podem “rolar cabeças” para outras ocuparem o seu lugar. É já na madrugada de segunda dia 20 que tal acontece e logo ao meio dia, em Washington , Trump toma posse como presidente dos EUA. Plutão rege as oligarquias, as altas finanças, mas também o poder das massas, as mafias, o terrorismo, enfim, todos aqueles actores e sectores capazes de provocar grandes reviravoltas nas vidas dos outros…Plutão também simboliza os grandes eventos da natureza como incêndios, erupções vulcânicas, tremores de terra e tudo que traga grandes desgraças. Trump ao poder com este aspecto, não engana. Como também não engana a quadratura ao Sol e a Plutão da Lua nos últimos graus de Balança e nos primeiros de Escorpião, tanto na segunda como na terça. A Lua rege o povo, o Sol simboliza quem governa e apesar dos eleitores que nele votaram, haverá certamente manifestações de protesto mais ainda porque Marte está em Caranguejo dentro da órbita de oposição a Mercúrio em Capricórnio e ao Sol e a Plutão em Aquário: descontentamento, contestação, conflito. Como Marte também simboliza na astrologia mundana os militares, o facto de estar retrógrado pode dizer-nos por exemplo que as questões militares estão todas em fase de re-avaliação, mesmo que os conflitos se continuem a desenrolar, os planos estão a ser revistos.
O que alimenta esse Marte em Caranguejo – que como vimos está retrógrado a fazer-nos pensar melhor sobre o que é que de facto nos traz segurança, seja ela emocional, familiar ou nacional e militar – é um trígono também toda a semana ao Nódulo Norte conjunto a Neptuno em Peixes: qualquer reflexão está tingida por ideologia, sonho, fantasia e as conclusões – e acções/contestações em agenda- não só não serão claras como serão altamente emotivas/reactivas. O sextil do Nódulo Norte/Neptuno a Urano em Touro também nos diz que estamos em presença de situações novas, valores novos e que mesmo que se ofereça resistência, o que está em curso é imparável e em Julho próximo, quando Urano estiver em trígono a Plutão, temos de estar prontos para ser surpreendidos com a velocidade das mudanças. Este sextil pede por isso muita flexibilidade e vontade de inovar. Igualmente em Peixes está Vénus conjunta a Saturno, ambos em semi-quadratura ao Sol e a Plutão. Uma semi-quadratura é um bloqueio de energia, traz stress, desafios e aponta para eventos externos que nos confrontam, – neste caso, pelo planetas envolvidos, – com a necessidade de contenção mas também com repressão ou esfriamento emocional. Ou seja por mais que desejemos contestar, nunca poderemos contestar tanto como o desejado.
Por fim, também toda a semana e com uma tónica de maior profundidade por se tratarem dos planetas “sociais”, temos uma quadratura entre Júpiter e Saturno que já vem de 2024 e se prolonga por 2025: agora ocorre nos signos de Gémeos e Peixes e em Junho entre os signos de Caranguejo e Carneiro. É como acelerar com o travão posto. Somos testados individual e colectivamente nas nossas expectativas e capacidades. Expansão e restrição estão em choque e aceitar limites é a lição. Nada corre de feição, só com muita disciplina, pessoal ou então ser-nos-há imposta…..
De quarta a domingo um trígono de Mercúrio em Capricórnio a Urano em Touro vai por por escrito todas as novidades colectivas e permite a cada um de nós também estruturar e definir os próximos passos dos projectos que tivermos em mão. Como a Lua vai estar em Escorpião a opor-se a Urano na quinta feira, surpreendemos ou seremos surpreendidos nesse processo. A partir daí é para interiorizar o que desejamos pôr de pé na Lua Nova de dia 29, a 9 graus de Aquário.
Uma boa semana para todos
AULAS – SEGUNDA, 20 ÀS 14 HORAS, POR Z0OM:
TÉCNICAS AVANÇADAS de ASTROLOGIA– revoluções solar, progressões etc.. –
Numero de alunos por aula limitado. Mail para rositaiguana@mac.com
E se lê com regularidade este site, apoie a sua manutenção! CONTRIBUA!
PAYPAL CLIQUE AQUI PARA FAZER UM DONATIVO
OBRIGADA!
Consultas : email para rositaiguana@mac.com








Deixe um comentário