Por Clara Days:
Ideias-chave: espontaneidade e bloqueio; quero começar, mas preciso sacrificar-me; optimismo perante impossibilidade de agir.
Isto não está nada fácil. Temos o Louco a querer levar-nos com confiança e sem preocupações pela vida fora e estamos, em vez disso, colocados numa posição difícil, que nos impede de agir directamente naquilo que nos rodeia.
Enquanto, para o Arcano Zero, tudo parece geralmente simples e fácil, o Dependurado está suspenso de pernas para o ar, impossibilitado de se mover, apenas podendo contemplar com mais ou menos atenção o que se vai passando, agora visto por um prisma invertido no espaço.
É claro que o Louco não quer estar assim. Claro que na sua juvenil impulsividade vai querer libertar-se, é essa a sua tendência natural. Poderá aceitar esta dura restrição de movimentos dum modo pacífico ou, melhor ainda, terá hipóteses de aproveitar de algum modo positivo a situação penosa em que se encontra? É esse o maior desafio pessoal que se nos coloca, perante as energias que nos influenciam esta semana.
Com o Louco, tudo é na primeiríssima pessoa. Sou eu quem tem de resolver-se, e o nosso viajante do Tarot vive a vida com um optimismo sistemático. Não leva bagagem, não tem reservas nem antecipa dificuldades. Todos os caminhos são possíveis, tudo é novo e refrescante, em tudo vê um potencial positivo.
Sentir-se preso, pendurado, em posição desconfortável, é uma experiência difícil, certamente. Mexer-se de nada adianta, apenas tornará a sua prisão mais desconfortável. O Louco precisa então de ter paciência, atributo que não costuma ser capaz de desenvolver.
Valha-lhe, se o conseguir, o seu natural optimismo, e tenha ele a sabedoria e maturidade que ao Dependurado são pedidas, que o levam a saber usar o seu tempo sacrificial para aprender uma nova visão das coisas e como perante elas se posicionar de um modo diferente e melhor. Para agir no futuro, quando puder ser.
Quem está capaz de tirar partido da imobilidade? Como fazer para potenciar o optimismo do Louco neste momento adverso? Cada um, nas suas circunstâncias, lidará com isto. Cada um terá se saber usar a nova visão dum mundo de pernas para o ar para aprender como se posicionar com mais flexibilidade e inteligência perante os problemas que o rodeiam. Logo virá o tempo de voltar a intervir.
Assim sendo… uma boa semana para todos nós!
Imagem : Ananda Tarot, de Ananda Kurt Pilz, 2003

Deixe um comentário