Energias para a Semana 23-30/3/25: I O MAGO E O DEPENDURADO XII

Por Clara Days:

Ideias-chave: imobilidade forçada, engenho aguçado; superar mentalmente o sacrifício imposto; suportar a espera com criatividade.

Volta o Dependurado, a simbolizar estes tempos recentes: em quatro semanas, veio três vezes a esta página. Traz consigo a espera forçada, uma imobilidade de impotência perante os acontecimentos em volta que só podemos superar mentalmente. Mas como, agora, o Mago vem também, está a criatividade mais activa, e será aí que precisamos de nos apoiar.

Do sacrifício que nos está sendo imposto temos falado sobejamente. É como se a vida evolua agora sem nos deixar mexer do lugar desconfortável onde nos colocou, e de nada adiante tentar forçar a alteração das circunstâncias. Para os impacientes, é um tempo muito difícil de suportar – vivemos um ponto baixo do ciclo de participação na vida activa, por assim dizer. Mais do que resiliência, é-nos pedida capacidade de superação na imobilidade, o que se torna difícil de manter num tempo mais prolongado, conforme está a acontecer.

Valha-nos então a vinda do Mago, mestre criativo, campeão do improviso, que sabe transformar em ferramenta tudo o que tem à mão – e que, neste caso, é a sua força mental. O Mago corresponde a Mercúrio, capaz de usar o raciocínio e a lógica com flexibilidade e de adaptação pelo exercício intelectual. Embora carregado de energia juvenil de concretização, o que lha falta em paciência sobra-lhe em inteligência.

O que o Dependurado e o Mago têm em comum é, pois, uma grande capacidade mental. A do Mago é carregada de sentido prático e de engenho, a do Dependurado mais contemplativa, mas capaz de olhar para a realidade por ângulos novos e diferentes do habitual. Seremos nós capazes de aliar estas energias para encontrar melhores soluções para os problemas que nos assolam, ideias que possam ser inovadoras e quebrar o ciclo da imobilidade, ainda que a sua concretização tenha de ser no longo prazo? São estes os desafios, são estas as possibilidades.

Este início de Primavera (ou de Outono, no outro hemisfério) está a ser lento para a realização de planos, mas propício à sua elaboração. Que cada um ponha à prova a sua criatividade, é o que recomendo.

Uma boa semana para todos nós!

Imagem : Meraki Tarot (2ª edição), de Natalie Meraki, 2022

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑