Energias para as Semanas de 6 a 27 Abr/ 2025: O IMPERADOR IV E A JUSTIÇA / AJUSTAMENTO VIII / XI

Por Clara Days:

Ideias-chave: ordem e ponderação; estabilidade com ajustamento à realidade; reorganização da existência com concretização.

Vamos ser realistas: a vida em comum impõe-se-nos agora com as suas circunstâncias, exigindo que nos adaptemos e avaliemos bem o nosso papel e a amplitude da nossa capacidade de intervenção. Vamos passar umas semanas com o Imperador e a Justiça.

O Arcano Quatro é pai e é chefe, privilegiando acima de tudo a estabilidade e a previsibilidade. Que se danem os estados de alma, pois tudo se passa na esfera pública e há que manter a compostura. Queremos ficar em território conhecido e controlar a situação o melhor que somos capazes, assim as dúvidas ou incertezas são afastadas do espírito, em favor da acção e da concretização sem surpresas.

Já a inspiração da Justiça / Ajustamento sugere sobretudo muita cabecinha, muita ponderação. Partindo do princípio de que as coisas estão como estão e são como são, propõe-nos que tentemos acima de tudo ajustar-nos à situação do modo mais inteligente possível. Temos de ser capazes de avaliar causas e consequências das nossas acções possíveis, assegurando intervenções que busquem equilíbrio, tanto quanto possível.

Digamos então que a Justiça introduz alguma dúvida no espírito do Imperador, mas usa-a para reforçar escolhas racionalmente controladas que favoreçam a almejada estabilidade. Isto pode contrabalançar um voluntarismo excessivo do nosso Arcano Quatro, muitas vezes obstinado na resistência a mudanças. Com a Justiça há espaço para flexibilidade, por oposição à rigidez, mas o desejo de equilíbrio só pode ser concordante com o desejo de estabilidade, reforçando-lhe as intenções e as acções.

Estamos então perante um tempo de adaptação à realidade colectiva com reforço da importância da nossa vida pública. O desejo de ordem sobrepor-se-á às incertezas e poderá impelir-nos para um certo conformismo perante os acontecimentos. Estamos a querer controlar a situação e isso exige a inteligência adaptativa e a diplomacia em que o Ajustamento é mestre.

Volto ao princípio: há aqui muito realismo, sobretudo, e cada um terá de se situar com os pés bem assentes no chão e a vontade focada em evitar os balanços da incerteza. Não sei se a estabilidade é possível, mas parece estar a tornar-se um objectivo, só atingível com inteligência e alguma flexibilidade no ajuste à realidade.

Aproveito para vos dizer que vou estar ausente uma quinzena, por isso só voltarei a esta página no final do mês de Abril. Desejo então umas boas semanas a todos os meus leitores.

Imagem : 5 Cents Tarot, de Madam Clara, 2021

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑