A última quinzena de Abril não é suave do ponto de vista dos aspectos planetários e o fim de semana de Páscoa tem conflitos particularmente intensos entre os planetas mais agressivos do sistema. No entanto, é também nas crises que as situações se esclarecem e vamos certamente dar mais um passo significativo no entendimento do que, no colectivo, está em jogo, como está a ser jogado e do papel que individualmente podemos ter, quanto mais não seja pela tomada de consciência acelerada pela História.
O aspecto chave deste fim de mês é a terceira e última oposição exacta de Marte a Plutão: a primeira ocorreu a 2 e 3 de Novembro, na véspera das eleições nos EUA no ano passado; a segunda ocorreu na véspera da contagem dos votos do Colégio eleitoral dos EUA que confirmou a vitória de Donald Trump a 6 de Janeiro deste ano; a terceira vai ter lugar em grau exato na Lua Nova de 27 de Abril mas ambos os planetas já estão em oposição de apenas 3 graus, a partir do domingo de Páscoa, dia 20, com Marte a entrar em Leão e Plutão a 3 graus de Aquário e a Lua a juntar-se pela madrugada hora de Lisboa. Que esperar desde aspecto no contexto dos precedentes? Certamente uma derradeira certificação de afirmação de poder- Marte em Leão- contra ou a forçar transformações no colectivo suscitadas pelo Plutão em Leão. É interessante notar outro aspecto significativo de Marte no dia exacto do atentado contra Trump, a 14 de Julho do ano passado: Marte e Urano estavam conjuntos em trânsito em quadratura ao Marte Natal de Trump. Ao sair de palco gritou ” Fight, Fight, Fight”, numa cena de violência e apelo à retaliação. Nests últimos quinze dias de Abril, Marte em trânsito vai estar conjunto ao Marte natal de trump com Plutão em oposição e Urano vai estar exactamente no grau em que estava do dia do atentado, no meio do Céu do presidente dos EUA, quadrado ao seu Marte natal, tal como no dia do atentado. É difícil não imaginar por isso que actos de violência na Terra não reflictam os conflitos nos Céus…. como se manifestarão, veremos…já que também noutros horóscopos de países do Médio Oriente este conflito em marcha desde a quadratura exacta de Marte a Plutão a 7 de Outubro que coincidiu com o ataque do Hamas a Israel não parou de de desdobrar desde então em desgraças maiores, envolvendo cada vez mais outros actores políticos.
O impacto disto tudo nas relações e nas finanças está patente na conjunção de Vénus a Saturno em Peixes toda a semana e até ao fim do mês. Limites, restrições, frieza emocional, pouco espaço para a generosidade ou o sentimento que dar se paga caro porque o trígono a Marte ainda em Caranguejo até sábado justifica e alimenta todos os proteccionismos.
No sábado 19, o Sol entra em Touro, regido por essa Vénus sufocada por Saturno: queremos segurança, materializar valores, ter Terra a que nos agarrar porque o que tínhamos está restrito. Será que vamos ter de lutar por isso, custe o que custar? O Sol dos 0 graus de Touro faz quadratura a Marte em Leão e quadratura a Plutão e à Lua no domingo. Esta dinâmica ocorre em signos fixos o que reforça determinação a ir até ao fim, garantindo o resultado desejado, para a segurança pretendida.
No horóscopo de cada um de nós, é bom ver em que casa natal têm lugar estas quadraturas, se coincidem com planetas natais, se há bom aspectos ou maus. Caso tenhamos de lutar por conquistar terreno ou segurança, é o tempo de o fazer, mas apenas de tivermos bons apoios de bons planetas. Caso contrário, e para quem não sonha ser herói ou vítima guerreiro, a reflexão que Neptuno em Carneiro, regido por Marte pode proporcionar é a melhor maneira de ir da Páscoa até que Marte chegue ao fim do Leão em Junho próximo: onde está a nossa inspiração criativa, a liberdade espiritual, como ouvir as ondas de transformação interior, responder ao verdadeiro sentido de identidade? Nos belos exemplos da passagem anterior de Neptuno por Carneiro temos a emergência do movimento Impressionista e a ruptura com os dogmas do classicismo. Peguemos em pincéis…
Boa Semana!
Tela: Claude Monet, 1872 ” Nascer do Sol” – Museu Monet em Paris
Aula avançada terça feira 7 as 14.30: Crescer com Saturno: do colectivo ao individual
E se lê com regularidade este site, apoie a sua manutenção! CONTRIBUA!
PAYPAL CLIQUE AQUI PARA FAZER UM DONATIVO OBRIGADA!!
Inscrições para as aulas e Consultas : email para rositaiguana@mac.com








Deixe um comentário