Energias para a Semana 8-15/6/25: A IMPERATRIZ III E A JUSTIÇA / AJUSTAMENTO VIII / IX

Por Clara Days:

Ideias-chave: sentir, tentando ajuste; entre naturalidade física e objectividade racional; conexão natural com busca de equidade.

São duas energias “femininas” diversas, mas complementares, as que nos acompanham esta semana. A protectora Imperatriz, conectada com a natureza e cuidadora da vida, vem acompanhada pelo esforço de adequação às circunstâncias que a Justiça sugere, um verdadeiro Ajustamento. Como dialogam entre si estas Senhoras, no momento que vivemos?

A Imperatriz já por cá paira há uns tempos, espalhando entre nós o desejo benfazejo de nos virarmos para o que é simples e concreto, tudo o que nos rodeia que podemos proteger e nutrir. Nesta semana de Lua Cheia, com aproximação ao Solstício que se avizinha, somos, pois, convocados para nos ligarmos sem filtros ao nosso lado sensitivo, nos aproximarmos da Natureza e dos seres vivos, amarmos e cuidarmos dos mais fracos e do nosso próprio corpo, para estarmos bem. A Imperatriz deixa de lado o que é racional e age por instinto, conectando-se e pacificando o ambiente físico que existe à sua volta.

Mas vem desta vez com a Justiça, que tenta a equidade, ajustando-se ao sabor do tempo para encontrar equilíbrio. Aqui o esforço é sobretudo racional, equacionando causa e feito, procurando a maior objectividade possível na compreensão da evolução dos acontecimentos, que precisa compreender para poder acompanhar de modo adequado.

Porque chamo “femininas” a estas formas de estar / pertencer? Na visão tradicional, porque têm atributos ligados ao preocupar-se com o bem-estar dos outros, cada uma à sua maneira. Há em ambas uma generosidade de entrega e de cuidado, ambas são capazes de pôr o que lhes é externo em primeiro lugar, antes dos seus próprios interesses. Tanto a Imperatriz como a Justiça retiram da felicidade alheia a sua própria dimensão de felicidade pessoal, por assim dizer.

Mas é, em certa medida, um altruísmo egoísta (passe a contradição), pois o cuidar de que à sua volta haja bem-estar e concórdia é a principal preocupação que emerge das energias que estes Arcanos Maiores nos trazem: o que as rodeia é a sua prioridade pessoal, só estarão bem se os outros estiverem também. Talvez, portanto, devamos ter em atenção que fazemos nós próprios parte desse conjunto a proteger, isto é, temos de ter em atenção que gerir o nosso bem-estar individual e cuidar de que vivamos ajustados a circunstâncias que se desejam equilibradas, para nosso benefício, também é fundamental.

Cuidemos de nós e dos nossos próximos, tentemos tudo o que está ao nosso alcance fazer para criar justiça e equidade entre os que nos rodeiam. E uma boa semana de Lua Cheia para todos!

Imagem. Complete Kit Tarot, de Dennis Fairchild, 2002

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑