Desde a Lua Cheia de dia 11 até ontem domingo 15 que o mundo ficou ao rubro, em correspondência exacta com os difíceis trânsitos que os Céus apresentavam, em particular a quadratura de explosão social entre Jupiter e a conjunção Saturno/ Neptuno e a quadratura bélica entre Marte e Urano. Os dados estão assim lançados para uma prolongada crise que a todos engloba, dado que as quadraturas ocorrem no chamado Eixo Mundo dos signos cardinais, envolvendo Saturno e Neptuno em Carneiro e Júpiter em Caranguejo- signos de guerra e de protecção nacional. Quanto a Marte/Urano, os planetas do combate e da libertação estão agora em signos de Fogo e Terra, como e onde tudo se manifesta. No horizonte, vários são os aspectos complexos e de extensa repercussão já enunciados na semana passada, que nos prometem até ao próximo Verão de 2026, uma enorme turbulência social, política, bélica, global e uma re-organização de muitas partes do mundo . https://rositaiguana.com/2025/06/08/olhar-para-o-todo-por-partes/#more-30539
Para já, esta semana, semana de Solstício no dia 21, devemos acrescentar às tensões já existentes os problemas derivados da semi-quadratura de Vénus- que representa o dinheiro e o equilíbrio das relações, – ao Sol, a Júpiter, a Saturno e a Neptuno. Isto traz conflitos entre identidade nacional e valores económicos, imprudência financeira e conflitos financeiros internacionais, medo de restrições financeiras ou recessão, perigo de problemas financeiros derivados do petróleo- que Neptuno rege- ou falta de clareza sobre as marés dos mercados…
Estas semi-quadraturas de Vénus enquadram-se na configuração planetária do Solstício com o Sol a 0 graus de Caranguejo – no eixo mundial, a Lua que rege o Caranguejo a 0 graus de Touro, por isso exaltada e Plutão, a 0 graus de Aquário em quadratura ao Sol e à Lua…
Na astrologia mundana o Sol simboliza os dirigentes, a identidade nacional, chefes de Estado, vitalidade do sistema político. O Caranguejo rege a casa, os nacionalismos, a alimentação, a família, a segurança emocional coletiva. Os 0 graus de Caranguejo, Solstício de Verão no Hemisfério Norte, são um ponto extremamente potente do ciclo solar anual. Este posicionamento sugere um novo ciclo global ligado à identidade nacional, proteção interna, valores familiares e políticas domésticas. Pode marcar o início de uma era mais nacionalista, protecionista ou de reformas ligadas à segurança alimentar e habitacional.
A Lua representa em termos mundanos o povo, a opinião pública, as emoções coletivas e as reações instintivas das massas. Por estar exaltada a 0 graus de Touro valoriza a estabilidade, segurança material, conforto físico, propriedade de terras e alimentação. Os 0° de Touro são também um grau poderoso, ligado a novos começos económicos, de valor da riqueza financeira ou agrícola. Por isso, trata-se definitivamente de um tempo de necessidade crescente de estabilidade económica, soberania financeira, segurança territorial. Levantam-se questões de propriedade, cadeiras de abastecimento, inflação etc.. e favorece movimentos populistas e protecionismo económico.
E agora vejamos o que faz Plutão em quadratura ao Sol e à Lua, no arranque anual do Solstício:
Plutão representa transformações profundas, crises, colapsos de poder, revoluções, o inconsciente coletivo, as grandes corporações financeiras e o nuclear.. Em Aquário é na sociedade como um todo que traz reviravoltas completas no impacto da tecnologia global, no domínio ideológico das sociedades, nos sistemas de poder coletivo, no domino financeiro mundial de forças “ plutonianas”. Em quadratura ao Sol e à Lua provoca conflito entre os políticos no poder ( representados pelo Sol – e mais ainda agora que Sol está conjunto a Júpiter..) e o povo ( simbolizado pela Lua) e forças transformadoras que agitam a sociedade e a pretendem transformar e controlar por meios tecnológicos (Aquário é regido por Saturno e Urano). Disto tudo resulta um Solstício que agrava as tensões sociais já existentes, derivadas da quadratura entre Júpiter e Saturno, em que o desejo de segurança tradicional ( Caranguejo/Touro) se confronta com as forças maiores de transformação da ordem tecnológica e social, o autoritarismo digital.. ( Plutão em Aquário).
Marte entra em Virgem na terça 17 – passa o Ascendente de Trump e pode levá-lo a tomar decisões bélicas – mas em geral pede atitudes muito pragmáticas, calculadas, metódicas para a resolução dos problemas pessoais ou coletivos. O facto de estar em quadratura a Urano, mesmo fora de signo, até que Urano entre em Gémeos a 7 de Julho, diz-nos que haverá ainda maior estratégia, mais direção nos conflitos e maior impacto na área dos serviços que a todos afetará dado o quincúncio de Marte em Virgem a Saturno e Neptuno em Carneiro…
Na semana a seguir ao Solstício, depois de uns difíceis dias 22 e 23 em que o Sol faz quadratura a Saturno e a Neptuno, teremos uma Lua Nova a 4 graus do Caranguejo, conjunta a Júpiter. Tempo de, face ao turbilhão coletivo, pormos o foco naquilo que é realmente importante para nós próprios.
Uma boa semana e se lê com regularidade este site, apoie a sua manutenção! CONTRIBUA!
PAYPAL CLIQUE AQUI PARA FAZER UM DONATIVO OBRIGADA!!
Inscrições para Consultas : email para rositaiguana@mac.com








Deixe um comentário