Energias para a Semana 13-20/7/25: O DIABO XV E O JULGAMENTO / EÃO

Por Clara Days:

Ideias-chave: compulsão e perdão; sigo o instinto, absolvo-me; redenção sem limites.

Se o Julgamento continua no horizonte, abrindo-nos caminho para um futuro melhor, passamos da energia restritiva da semana anterior para a compulsão instintiva que agora nos traz o Diabo.

Este último é um Arcano Maior de má fama, mas que podemos analisar pelo seu lado positivo. É por excelência um libertário, sem qualquer respeito por regras ou convenções, governando-se pelo poder do seu instinto. Convém aqui lembrar que o instinto é a melhor arma de preservação pessoal e colectiva com que a natureza nos equipa, geneticamente, e por isso seguir o instinto começa sempre por ser uma reacção espontânea irracional, que accionamos em defesa própria. A educação e a sociedade tentam domar esses comportamentos, dividindo-os entre os “aceitáveis” e os que o não são, e na semana passada estivemos governados pela energia do Imperador, representante maior da autoridade social. Podemos por isso dizer que agora estamos perante uma pulsão libertadora de obrigações e convenções, que nos pode levar a tomar decisões súbitas e assumir comportamentos irreflectidos, não propriamente os mais correctos (socialmente falando), mas que accionamos como movimentos de auto-preservação.

Mas continua também, vinda de trás, a energia do Julgamento, propondo um tempo maior de avaliação, perdão e redenção, preparador de uma etapa nova que pode vir a ser elevada e fecunda. Como pode funcionar esta força, quando acompanhada pelo irreverente Diabo?

Tenho em crer que seremos mais soltos e dinâmicos na busca de soluções, capazes de saltos mais improváveis, sem temermos as consequências. Para o Diabo tudo vale e não toma medidas que afectem directamente os outros, apenas a si próprio. Sem limites, não respeita conveniências, segue os desejos e as compulsões também, venha o que vier daí, sem se escusar a assumir as responsabilidades – pois, se o Diabo tem alguma qualidade óbvia, é a de se responsabilizar totalmente pelas suas acções.

Conseguiremos prosseguir com a elevação e abrangência que a influência do Julgamento nos proporrciona, agora em conjunto com a pulsão telúrica radical do Arcano Quinze? É esse o verdadeiro desafio: saber usar a autenticidade absoluta e imprevisível do segundo em favor da busca de uma solução redentora para a nossa vida que o primeiro nos permite. Elevar o instinto para um patamar superior de visão, perdão e progresso, digamos. Seremos capazes? Estaremos à altura?

Uma boa semana para todos nós!

Imagem : 5 Cents Tarot, de Madam Clara, 2021

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑