Energias para a Semana 20 – 27 /7/25: A IMPERATRIZ III, A TEMPERANÇA / ARTE XIV E A TORRE XVI

Por Clara Days:

Ideias-chave: fisicalidade, destruição e combinação; o ser natural concilia na ruptura; cuidando dos outros, rebentam as estruturas e integram-se os opostos.

Avizinha-se turbulência para esta semana de Lua Nova, obrigando a doce Imperatriz a enfrentar rupturas súbitas impostas pela Torre Fulminada. Conciliar tudo isto será o objectivo da Temperança, elemento que desejamos que seja o dominante. Vejamos, então:

A presença da Imperatriz retrata sempre um tempo de conexão com o nosso ser natural, sem muito esforço racional, antes focando-nos no cuidado por nós próprios e no cuidar dos outros e da natureza. A sua postura primária e harmoniosa é pouco consentânea com momentos de ruptura, que tenderá a evitar por natureza. Mas, desta vez, calha-lhe…

Na verdade, quando a Torre se anuncia, precisamos de estar preparados para uma reviravolta na vida, que vem com estrondo e com estrago. Por muito que saibamos que essa destruição nos liberta de nos escondermos dos problemas e das situações, obrigando-nos a vir a campo aberto e procurar novos caminhos, é sempre um tempo doloroso de passar, mais ainda para uma Imperatriz, maternal e protectora, que vê desabar o que tinha por estável e duradouro.

Vem então a Temperança, energia racional por excelência, oferecer a leitura alternativa dos acontecimentos e tentando provar que é possível combinar os opostos e criar algo melhor, mesmo na mais instável das crises. Neste caso, será por esta via conciliatória que a Imperatriz se vê forçada a racionalizar, como salvação para a destruição que precisa de enfrentar.

É no jogo dinâmico entre estas três tendências (Protectora – Conciliadora – Destruidora) que nos situaremos, um triângulo em que estaremos incluídos e a cujos pólos nos podemos agarrar mais ou menos, aproximando-nos duns e afastando-nos dos outros, consoante a natureza das circunstâncias de cada um. Se é certo que teremos de enfrentar disrupção, convém realçar que se trata de uma destruição libertadora de ideias feitas e preconceitos a que nos temos agarrado até aqui, assim como o protectorismo maternal da Imperatriz é essencialmente fecundo e a conciliação da Temperança é dinâmica e criativa. Nenhum dos atributos em presença é singelo ou simplista e é sempre possível jogar com as virtudes de todos, de um modo mais ou menos natural, mais ou menos racional, mais ou menos disruptivo.

Importante é estarmos preparados, porque a borrasca anuncia-se. No fim, poderemos constatar que ela nos abriu para um horizonte mais amplo e haverá à vista novas oportunidades, por isso é questão de encontrar o balanço durante a crise. No ínterim, cuidemos de nós e saibamos criar mudança.

Uma boa semana para todos nós!

Imagem 1: Morgan-Greer Tarot Deck, de Bill Greer e Lloyd Morgan, 1979

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑