Energias para a Semana 27-7/2-8/25: A TEMPERANÇA / ARTE XIV E A LUA XVIII

Por Clara Days:

Ideias-chave: moderação e imaginação; busco as sombras, combino os contrastes; enfrento os medos e transformo-os.

Persiste a Temperança, elemento que me convida a procurar equilibrar as contradições da vida, enquanto a energia do Arcano Maior Lua vem inquietar-me por dentro, forçando-me a lidar com o meu lado sombrio.

Com a recorrência da Temperança / Arte, desejamos manter em diálogo os aspectos mais contrastantes do que nos rodeia, num esforço que promove uma diplomacia proactiva e transformadora, não a mera coabitação de ideias contrárias. Mais do que diálogo, desejamos combinar o que se opõe e fazer sair dessa combinação uma coisa nova, diferente, bem mais do que a soma das suas partes.

Mas a Lua chega para nos inquietar por dentro, confrontando-nos com o que queríamos negar, aquele lado mais escuro de nós que tentamos esconder ou disfarçar, para sobreviver. Acorda-nos sonhos intensos e significativos, onde os ecos subconscientes do passado e dos seus traumas vêm de novo, fantasmas íntimos que normalmente nos esforçamos para retirar das nossas cabeças.

O que pode fazer a Temperança com as sombras da Lua? Que combinações propõe, para ajudar a gerir os medos e as inquietações indizíveis que nos assolam de noite? Será esse o grande desafio que temos pela frente: encontrar um meio de transformar positivamente o que nos inquieta, para tentar ultrapassar o sobressalto que essa inquietação representa na nossa vida. É como se estejamos a necessitar duma psicoterapia em que a um tempo sejamos o paciente e o terapeuta. Cada um tem agora a oportunidade de olhar para dentro, tal como a Lua propicia, com o auxílio duma ferramenta racional transformadora, que é a energia da Temperança.

Uma coisa é certa: não adianta iludirmo-nos em relação ao lado escuro que todos temos, por muito que o neguemos. Antes vale sermos honestos e deixarmos fluir as memórias difíceis, para tentarmos encontrar-lhes os pontos de contraste que podemos combinar de uma maneira criativa, que nos ajude a ultrapassá-los e a progredir. Será um desafio pessoal para cada um de nós, mais naturalmente na esfera íntima do que na pública, mas que se reflectirá também no modo como nos apresentamos e agimos.

Uma boa semana para todos nós!

Imagem : The Fantastic Menagerie Tarot, de Karen Mahony e Alex Ukolov, a partir de ilustrações de J.J. Grandville, 2006

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑