Suspensos do bom e do mau..

Esta semana é tempo de grandes oportunidades tanto para o bom como para o mau… Por um lado, os dois planetas benéficos do Zodíaco, Vénus e Marte estão conjuntos em Caranguejo a promover segurança emocional, casa, família, tribo, nação. Por outro lado, os dois “maléficos” Marte e Saturno desde a Lua Cheia de domingo 10 que estão frente a frente, em signos que lhes são adversos, Marte em exílio em Balança e Saturno em exílio em Carneiro… O diálogo ou negociação que podem levar para um lado ou para outro está agora em aberto com Mercúrio directo em Leão a partir de terça 12 e o pano de fundo mantém-se com Plutão e Urano em trígono – novas ideias e tecnologias para mudar o mundo , ambos em sextil a Saturno conjunto a Neptuno, graças à possibilidade de nova definição do que nos move e que responsabilidade temos como indíviduos neste incrível processo de transformação da ordem colectiva.

A Lua Cheia em Aquário oposta ao Sol em Leão iluminou entre outros dois acontecimentos políticos de amplas repercussões – em primeiro lugar o governo israelita contra toda a opinião internacional declarou que iria anexar Gaza; em segundo lugar Trump e Putin decidiram encontrar-se esta semana para chegarem a acordo sobre o fim da guerra da Ucrânia, sem considerarem nem a posição da Ucrânia nem dos europeus- ambos os eventos ilustram bem Sol em Leão- individualismo contra Lua em Aquário – interesse colectivo. O tempo lunar, daqui até à Lua Nova em Virgem no dia 23 é um tempo de absorção desses extremar de posições entre a vontade individual e a sensibilidade social, de abandono do que não vai servir para o semear de novos propósitos na Lua Nova, e de fortalecimento interior em preparação para essa nova fase ou novo começo.

Em termos pessoais, as dificuldades que tivermos tido nos últimos quinze dias em definir o nosso lugar no mundo, o nosso papel nas relações, na definição de um projecto em que outros estejam envolvidos, depois do extremar na Lua Cheia, devem agora ser objecto de análise e de diálogo, apostando na segurança emocional doméstica e familiar que Vénus e Júpiter em Caranguejo propõem e encarando com resiliência os obstáculos e conflitos suscitados por Marte oposto a Saturno e Neptuno. É um trabalho de fundo a fazer com o máximo de consciência que Saturno e Neptuno pedem em Carneiro, sabendo de antemão que a Lua Nova em Virgem dia 23 – altura de novos começos – acontece em quadratura a Urano em Gémeos e por isso muitos detalhes podem vir a provocar novas discussões ou rupturas. O mesmo ritmo de acontecimentos de aplica à política- muitas podem ser a decisões tomadas para a paz na Ucrânia ou para a ocupação de Gaza, mas só na Lua Nova de 23 é que veremos se os detalhes até lá trabalhados têm alguma validade.

Outro aspecto a que podemos estar atentos é o que se vai passar já na segunda feira 11 dia em que a Lua faz conjunção ao Nódulo Norte em Peixes e trígono a Vénus e a Júpiter em Caranguejo: é que é exactamente nesse grau de Peixes que vai ter lugar a Lua Cheia e seu eclipse parcial no dia 7 de Setembro e que nos diz que o que conta mais é a segurança emocional ou nacional porque a Lua e o Nódulo Norte estão em trígono a Júpiter em Caranguejo e o Sol e Mercúrio vão estar em Virgem, conjuntos ao Nódulo Sul, caindo assim os detalhes conflituosos que se manifestarem na Lua Nova a 23.

Como em Setembro haverá dois eclipses e todos os planetas lentos vão estar retrógrados – Plutão, Saturno, Neptuno e Urano a partir do dia do eclipse – podemos antecipar muita revisão da matéria e a necessidade de pensarmos bem individual e colectivamente que valores nos regem para que possa, na Primavera, quando voltarem a estar directos, haver progresso bem fundamentado na resolução de quais conflitos em curso.

Terça à tarde, quarta e metade do dia de quinta a Lua vai estar em Carneiro onde fará conjunção a Saturno e Neptuno, oposição a Marte e conjunção a Quíron. Nesta fase de final de ciclo lunar, a Lua neste signo e com estes aspectos faz-nos interrogar sobre que capacidade de facto temos para “ir á luta” ou afirmar os nossos objectivos. Da tarde de quinta até à tarde de sábado – e é sexta que terá lugar o encontro no Alaska entre Putin e Trump – a Lua vai estar em Touro, em quadratura na sexta ao Sol em Leão o que é tempo de se levantar a questão sobre a solidez ou viabilidade do que estiver na mesa. Sábado à tarde e domingo a Lua em Gémeos mostra-nos várias opções e posições que pedem respostas criativas pelo quintil a Saturno e Neptuno mas não curam as feridas pela semiquadratura a Quiron… e por aí fora até à Lua Nova quadrada a Urano no dia 23, a 0 graus de Virgem. Curioso que haverá nova Lua Nova no mesmo signo, a 21 de Setembro, com eclipse parcial do Sol, a 29 graus de Virgem-oposta a Saturno/ Neptuno e com Venus quadrada a Urano…. continua a ser nos pormenores que os planos falham…

Boa Semana

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑