Energias para a Semana 31/8-7/9/25: O LOUCO 0 E A TORRE XVI

Por Clara Days:

Ideias-chave: destruição e optimismo; rebentam as estruturas, abre-se o potencial; espontaneidade perante a ruptura.

O que acontece ao Louco quando as certezas e convicções se desmoronam pela acção da Torre Fulminada? Como sobrevivemos à destruição com abertura e optimismo? É nesta dinâmica que nos situamos, numa semana de aproximação à Lua nova do próximo dia 7, que representará talvez o culminar da acção conjunta destas energias.

A companhia do Arcano Zero traz consigo um capital de confiança cega que parece excessiva para a razoabilidade e o bom senso da idade adulta. Para o Louco não há impossíveis nem perigos, apenas caminhos por explorar; ele não tem malícia nem dúvidas, como uma criança que acorda para o mundo. Acredita que tudo vai correr bem, representa o potencial absoluto quando nos abalançarmos para qualquer empreitada.

Mas a vinda da Torre anuncia sempre uma destruição súbita que pode acontecer. O que é demolido, sem anúncio e com estrondo, são estruturas que nos têm servido de capa ou cobertura, muros de certezas que nos têm escondido do que consideramos poder ser perigoso ou contingente. Este Arcano arrasta-nos para a desconstrução sem remédio do que tínhamos por certo e seguro, fazendo-nos sentir desprotegidos e inseguros perante o caos que parece criar-se.

No entanto, é possível ver na Torre o anúncio de algo bom: passado o impacto e o susto inicial, quando a poeira da derrocada assenta, o cenário à nossa volta é mais amplo, mostra caminhos e destinos possíveis, que antes não conseguíamos ver. A destruição deitou abaixo estruturas que estavam caducas, desfez ideias que tinham fraco fundamento e deixou a nu soluções novas, que antes nos estavam ocultadas. Afinal estávamos prisioneiros, ainda que o não soubéssemos.

Perante uma ocorrência deste tipo, o optimismo extremo do Louco não se sente ameaçado, antes encontra terreno para se exercitar. Por muito mentais que fossem as estruturas agora caídas, eram concretas e sufocantes, não imaginárias. Assim, a crueza da derrocada oferece ao estouvado Louco uma forte dose de realismo, aumentando-lhe o pragmatismo.

Preparemo-nos então para uma semana turbulenta onde temos a capacidade de activar um capital de esperança. Aceitemos o que se desarrumar nas nossas vidas como um mal necessário, para nos abrir campo novo de descoberta e caminho. Tudo tem potencial para melhorar, se tivermos capacidade de encaixar a destruição e vislumbrar novos horizontes.

Uma boa semana para todos nós!

Imagem : Mystic Mondays Tarot, de Grace Duong, 2018

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑