Energias para a Semana 14-21/9/25: O DIABO XV E O MUNDO / UNIVERSO XXI

Por Clara Days:

Ideias-chave: seguir o instinto e preparar a transição; irreverência em perspectiva; arriscar liberdade para mudar.

Vem aí a Lua Nova de dia 21, que traz consigo um eclipse e se cola ao Equinócio de Setembro, a 22. Neste cenário celeste de transição vem o Mundo perspectivar-nos uma mudança no horizonte, acompanhado por um libertário Diabo, que não se quer vergar às imposições alheias.

Vem o Diabo, nasce em nós a vontade de transgredir regras e seguir as nossas vontades, mesmo as inconfessáveis. Após uma semana mais cordata, que foi regida por Arcanos que nos pediam obediência e conformismo, o espírito rebelde renasce e está disposto a correr riscos para prosseguir desejos. Temos capacidade de seguir sem companhia nem orientação, num exercício absoluto da liberdade individual, assumindo o peso das consequências que caiam sobre os nossos ombros. O perigo é que esta vontade de seguir o desejo sem medida inclui uma atitude compulsiva que pode criar-nos dependências, e é aí que teremos de estar vigilantes: queremos um Diabo que nos liberte e não um que nos aprisione nos nossos próprios comportamentos.

A companhia do Mundo / Universo, que tem sido frequente nestas leituras, recentemente, dá aqui à acção do Diabo um horizonte de balanço que convida a rematar pontas soltas, mais de acordo com o instinto do que com as conveniências. O Arcano Vinte e Um, o último da viagem do Tarot, dá-nos a capacidade de olhar para trás de um patamar mais elevado e com esse olhar arrumar as ideias sobre o que foi relevante no que aconteceu, fazendo uma síntese de final de etapa. Só se concluirmos o que está por terminar teremos condições de retomar caminho, façamos então conscientemente essa conclusão – mas de um modo em que o instinto nos defina estratégias, esse o preço de o fazer com a intervenção do Arcano Quinze.

Ressalvemos estas duas ideias: há que rematar pontas soltas e arriscar seguir o instinto. Chegaremos assim, solitários e fortalecidos pela nossa íntima verdade, ao momento do Equinócio, logo após a Lua Nova com eclipse solar. Se o valor desta liberdade é alto, ainda não o sabemos, mas estamos na disposição de o pagar a sós. Venha o que vier, haverá mudança e estamos preparados. Quanto aos moldes dessa transição, veremos depois como se definem… Tentemos manter alguma reserva de prudência, se queremos evitar dissabores futuros.

Mas, no geral, o impulso do instinto deverá estar ao comando no processo de conclusão de etapa. Por estes dias, pelo menos, demo-nos ao luxo de seguir a nossa “real gana”.

Uma boa semana para todos nós!

Imagem : The Star Tarot, de Cathy McClelland, 2017

Clara Days

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑