Por Clara Days:
Ideias-chave: sacrifício e adaptação; espera forçada que exige ajustamento; procuro equilíbrio numa posição difícil.
A coisa não está fácil: o Dependurado força-me a uma espera que me é desconfortável, apenas posso aceitar os condicionalismos e procurar equilibrar o que está ao meu alcance – assim o dita a Justiça.
Há sempre algo de sacrificial na postura do Dependurado, que representa os momentos em que me sujeito à imobilidade forçada e aceito essa condição. Suspenso no ar, virado ao contrário, ele indica um desconforto profundo perante as circunstâncias em que nos encontramos, que apenas tem como vantagem permitir ver a realidade por um ângulo diferente do habitual. Esse é o seu trunfo, na verdade: quando aceita a impossibilidade de interferir nos acontecimentos, pode focar-se em vê-los de outra maneira e procurar mentalmente saídas futuras por caminhos alternativos. Mas, claro, primeiro tem de se conformar com a sua posição de espectador incomodado. Em linguagem empresarial, digamos que está disposto a sofrer perdas imediatas para poder ter ganhos futuros.
Desta vez acompanha o nosso Arcano Doze a ponderada e racional Justiça, mestra em se enquadrar nas circunstâncias de modo realista e pragmático. É uma Justiça de olhos abertos, ciente do que a rodeia e dos condicionalismos do seu envolvimento, que não tenta combater, antes se lhe ajusta. A Justiça mede causas e consequências, pondera ganhos e perdas, cria equilíbrios nas dificuldades. Estará assim disposta a ficar pendurada de pernas para o ar, sem lutar para mudar de posição, antes encontrando nessa postura um transitório estar onde encontre benefícios ou acrescentos. Pode ser um reforço para alimentar a paciência do Dependurado, acrescentando-lhe ainda sentido crítico.
Não é hora de combate, é tempo de espera, ainda que dolorosa. Estamos num momento em que é preciso fazer sacrifícios, que são necessários, e não adianta debatermo-nos com esta realidade. Saibamos activar o poder do eclipse de hoje e entrar amanhã no Equinócio com calculada cautela, a fim de podermos ver os novos ângulos que teremos ao alcance do olhar. Preparemo-nos para a espera forçada, para a posição difícil, sejamos o mais racionais que conseguirmos na gestão da nossa reacção aos acontecimentos e na procura mental de soluções para o futuro.
Uma boa semana para todos nós! E muita calma…
Imagem : The Fantastic Menagerie Tarot, de Karen Mahony e Alex Ukolov, a partir de ilustrações de J.J. Grandville, 2006

Deixe um comentário