Por Clara Days:
Ideias-chave: natureza e combinação; celebrar o corpo, moderar a vida; sensitividade em busca de equilíbrio.
Voltemos a focar-nos em nós, para tentar combinar as polaridades entre as quais nos posicionamos. Com a Imperatriz e a Temperança temos energias de âmbito diferente que concorrem para nos pôr no caminho do bem-estar e do equilíbrio.
Falemos primeiro da Imperatriz, senhora do corpo e de tudo o que é natural e fértil. É uma energia essencialmente “feminina”, maternal e não intelectual. Usa os sentidos para nos conectar com a vida à nossa volta, pondo-nos no papel de sua cuidadora. Ela sente o pulsar da existência e age guiada por esse diapasão, focada no seu estar bem pessoal e no de todos os que se encontram sob a sua protecção. Sintonizar com a Imperatriz é viver através dos sentidos, intervalando dos raciocínios complexos, desanuviando dos pensamentos viciados, aliviando o peso dos sentimentos de culpa ou das responsabilidades sociais.
Mas a complementar esta energia primordial vem a Temperança ou Arte, ponderada e bem mais racional, posicionada entre a sombra e a luz, entre o fogo e a água, entre o positivo e o negativo, fazendo pontes e combinando. Ela pretende transformar o conflito em algo novo, inclusivo, melhor, conforme o Princípio da Integração dos Opostos. Corresponde a um bom momento para conciliar o que somos com o que mostramos e fazemos. Externamente, diz que estamos na altura certa para moderar conflitos e procurar soluções simultaneamente criativas e consensuais.
A combinação destes dois Arcanos Maiores propõe-nos um tempo em dois níveis, um pessoal e o outro mais público, onde a autenticidade é celebrada na procura de consensos criativos. Sugere que reservemos tempo de estar em conexão com a natureza e os sentidos, mas que sejamos capazes de, perante os desafios externos, procurar combinar os contrastes em presença de maneira a encontrar soluções inovadoras e produtivas. É como se precisemos de funcionar a dois tempos, o primeiro para o equilíbrio pessoal e o segundo para estarmos melhor com os outros.
Basicamente, há uma procura de bem-estar, neste ciclo que começa com a Lua Nova de amanhã. Foquemo-nos nisso, com mente aberta e respeitando os ritmos e necessidades básicas de cada um dos que nos preocupam. Isto, com criatividade para gerir conflitos e combinar contradições.
E uma boa semana para todos nós!
Imagem : Dreaming Way Tarot, de Rome Choi e Kwon Shina, 2012

Deixe um comentário